Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Arquivo escolar do Colégio Estadual Barros Barreto-Salvador/Bahia: proposta de um plano de organização
Título(s) alternativo(s): The school archive of Colégio Estadual Barros Barreto-Salvador/Bahia: proposal for an organization plan
Autor(es): Oliveira, Leidiane Rodrigues de
Primeiro Orientador: Lessa, Bruna
metadata.dc.contributor.referee1: Lessa, Bruna
metadata.dc.contributor.referee2: Leal, Débora Leitão
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, José Carlos Sales do
Resumo: A produção e acúmulo documental em diversos setores e esferas sociais, sobretudo no setor público, reflete a crescente demanda pela preservação e gestão de documentos. Uma das categorias que vêm padecendo com tal necessidade é a Educação, em especial, as escolas públicas, instituições voltadas para a formação, alfabetização e inclusão social de cidadãos. Durante esse processo de atendimento e prestação de serviço, as escolas produzem muitos documentos com valores probatórios, o que caracteriza a importância da preservação e conservação dos acervos documentais, e sua potencialidade para a arquivologia. Este trabalho parte da problemática sobre o tratamento documental dos arquivos das escolas públicas e sua importância histórica, institucional e cultural. Tem como objetivo propor um plano de organização para o arquivo escolar, por meio das recomendações do Conselho Nacional de Arquivos para gestão documental. Para realização deste trabalho foi necessária uma revisão de literatura sobre pesquisas voltadas para os arquivos escolares e suas possíveis contribuições para a sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e o método de investigação adotado foi o estudo de caso, que teve como amostra o Colégio Estadual Barros Barreto, localizado em Salvador/Bahia. O caminho metodológico seguiu-se com coleta de dados utilizando a técnica de observação direta in loco, durante o período de abril a maio de 2021, e uma entrevista semiestruturada realizada com o diretor responsável pelo Colégio como instrumento para o diagnóstico. Com o diagnóstico, pode-se verificar que há uma carência do Colégio quanto aos procedimentos arquivísticos, assim, buscou-se, valorizar e destacar o processo de arquivamento e documentação já existente. Os resultados apontaram para a implementação de uma política de arquivo que atenda as necessidades da referida instituição, através da adequação do arquivo em todas as normas regulamentadoras e recomendações exigidas que viabilizam o exercício do trabalho como um todo. Logo, conclui-se que a Arquivologia e seus métodos precisam estar presente no âmbito educacional, assim como o profissional Arquivista, que possui as competências necessárias para viabilizar procedimentos técnicos que possibilitem a preservação da memória histórica e institucional do arquivo escolar
Abstract: A production and accumulation of documents in various sectors and social spheres, especially not public, reflects the growing demand for the preservation and management of documents. Some categories that you see suffering from such a need for Education, especially public schools, institutions aimed at training, literacy and social inclusion of citizens. During this process of attention and provision of services, the schools produce many documents with probative values, or that characterize the importance of preservation and conservation of two documentary collections, and their potential for archivology. This work is part of the problematic on or documentary treatment of two archives of public schools and their historical, institutional and cultural importance. Its objective is to provide a plan of organization for the school archive, through the recommendations of the National Archives Council for documentary management. In order to carry out this work, a review of literature on research for school archives and its possible contributions to society was necessary. It is about a qualitative research and the research method adopted for the case study, which is shown as a demonstration by the Barros Barreto State College, located in Salvador / Bahia. The methodological path followed by data collection using the direct on-site observation technique, during the period from April to May 2021, and a semi-structured interview carried out as the responsible director of the College as an instrument for diagnosis. As a diagnosis, it can be verified that there is a school record for how many years archival procedures, also, seek, value and highlight or existing archival and documentation process. The results will support the implementation of an archiving policy that meets the needs of the aforementioned institution, through the adequacy of the archive in all the regulatory standards and required recommendations that make possible the work exercise as a whole. Logo, it is concluded that Archivology and its methods need to be present, not an educational field, as well as a professional Archivist, who has the necessary competencies to make viable technical procedures that make it possible to preserve the historical and institutional memory of the school archive
Palavras-chave: : Arquivo escolar
Gestão documenta
Escola pública – Salvador
Memória social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38325
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Arquivologia (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Leidiane- JULHO 2021_versão.docx (1).pdf766,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons