Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38315
Tipo: Dissertação
Título: PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
Título(s) alternativo(s): Performing on the edge of the body-war: A documentaryseries about the counterpoints in the trauma wound
Autor(es): Bolaños, Brenda Arelli Urbina
Primeiro Orientador: Serrano, Leonardo José Sebiane
metadata.dc.contributor.referee1: Serrano, Leonardo José Sebiane
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Ciane
metadata.dc.contributor.referee3: Susunaga, Claudia Fragoso
Resumo: A pesquisa começa no México (2017) com a compilação de 32 obras plásticas com seus respectivos depoimentos feitos por 32 artistas (um por cada estado da República Mexicana), se realizou um recorte a seis desses performers: Alberto Cerz, Azucena Verdín, Daniela Bustamante, Dano Ramírez, Danya Torres e Raquel Arriojeda, que expressaram como diariamente são oprimidas, silenciadas e imobilizadas tanto pela guerra às drogas quanto pelo terrorismo sexual. Nos laboratórios de exploração cênica trabalhou-se o movimento em três vias: o corpo, a voz e a criação de textos ou desenhos; o impulso para o movimento foram essas 6 imagens, e com base no movimento autêntico, exercícios de máscara neutra, cartografias, poemas, danças e músicas, foram produzidos vídeo-performances, fotografias, desenhos e vídeo-danças, mesmos que organizaram o conteúdo teórico e são a base da investigação com o objetivo de performar a borda do contraponto: corpo-guerra. Se considerou o trauma, causado pela opressão e violência, como um ponto de partida para mobilizar e expressar as memórias da dor que habitam no silêncio das feridas que nos imobilizam, não apenas como atuantes das artes cênicas, se não também como pessoas imersas na sociedade atual. Na presente pesquisa foi considerada a Abordagem Somático-Performativo de Ciane Fernandes, que implica o entrelaçamento simbiótico da prática artística com a pesquisa teórica. O aporte teórico baseiase em conceitos como Trauma de Peter Levine e Raquel Pastor, Iconografias do terror e Memento mori de Ileana Diéguez, Corporalidade de Michel Bernard, Poesia de Audre Lorde Performance de Diana Taylor e Fernando Villar, Guerra de Fernández-Montesinos e Rede da vida de Lorena Cabnal
Abstract: The research begins in Mexico (2017) with the compilation of 32 plastic works with their corresponding testimonies made by 32 artists (one for each state of the Mexican Republic), the research was based on six of those performers: Alberto Cerz, Azucena Verdín, Daniela Bustamante, Dano Ramírez, Danya Torres and Raquel Arriojeda, who expressed how on a daily basis they are oppressed, silenced and immobilized both by the drug war and by sexual terrorism. In body exploration laboratories, the trigger for movement were those 32 images, and based on authentic movement, neutral mask exercises, cartographies, poems, dances and music, were produced performances, photographs, designs and video-dances, these are the basis of the investigation with the aim of performing on the edge of counterpoint: body-war. The research analyzes the trauma, caused by oppression and violence, making use of movement to mobilize the memories of pain, which inhabit the silence of the wound. The Abordagem somático-performativo by Ciane Fernandes was considered, which implies the intertwining of artistic practice with theoretical research. The theoretical contribution is based on concepts such as Trauma by Peter Levine and Raquel Pastor, Iconographies of terror and Memento mori by Ileana Diéguez, Corporeality by Michel Bernard, Poetry by Audre Lorde Performance by Diana Taylor and Fernando Villar, War by Fernández-Montesinos, and Net of Life by Lorena Cabnal.
Palavras-chave: Performance
Trauma
Memória
Corpa
Corpa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38315
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdfTexto da Dissertação10,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.