Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Bolaños, Brenda Arelli Urbina | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T07:51:03Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T07:51:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38315 | - |
dc.description.abstract | The research begins in Mexico (2017) with the compilation of 32 plastic works with their
corresponding testimonies made by 32 artists (one for each state of the Mexican Republic), the
research was based on six of those performers: Alberto Cerz, Azucena Verdín, Daniela
Bustamante, Dano Ramírez, Danya Torres and Raquel Arriojeda, who expressed how on a daily
basis they are oppressed, silenced and immobilized both by the drug war and by sexual
terrorism. In body exploration laboratories, the trigger for movement were those 32 images, and
based on authentic movement, neutral mask exercises, cartographies, poems, dances and music,
were produced performances, photographs, designs and video-dances, these are the basis of the
investigation with the aim of performing on the edge of counterpoint: body-war.
The research analyzes the trauma, caused by oppression and violence, making use of movement
to mobilize the memories of pain, which inhabit the silence of the wound.
The Abordagem somático-performativo by Ciane Fernandes was considered, which implies the
intertwining of artistic practice with theoretical research. The theoretical contribution is based
on concepts such as Trauma by Peter Levine and Raquel Pastor, Iconographies of terror and
Memento mori by Ileana Diéguez, Corporeality by Michel Bernard, Poetry by Audre Lorde
Performance by Diana Taylor and Fernando Villar, War by Fernández-Montesinos, and Net of
Life by Lorena Cabnal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Trauma | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Corpa | pt_BR |
dc.subject | Corpa | pt_BR |
dc.subject.other | Performance | pt_BR |
dc.subject.other | Trauma | pt_BR |
dc.subject.other | Memory | pt_BR |
dc.subject.other | Body | pt_BR |
dc.subject.other | War | pt_BR |
dc.title | PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA | pt_BR |
dc.title.alternative | Performing on the edge of the body-war: A documentaryseries about the counterpoints in the trauma wound | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Serrano, Leonardo José Sebiane | - |
dc.contributor.referee1 | Serrano, Leonardo José Sebiane | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Ciane | - |
dc.contributor.referee3 | Susunaga, Claudia Fragoso | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8108089557292165 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa começa no México (2017) com a compilação de 32 obras plásticas com seus
respectivos depoimentos feitos por 32 artistas (um por cada estado da República Mexicana), se
realizou um recorte a seis desses performers: Alberto Cerz, Azucena Verdín, Daniela
Bustamante, Dano Ramírez, Danya Torres e Raquel Arriojeda, que expressaram como
diariamente são oprimidas, silenciadas e imobilizadas tanto pela guerra às drogas quanto pelo
terrorismo sexual. Nos laboratórios de exploração cênica trabalhou-se o movimento em três
vias: o corpo, a voz e a criação de textos ou desenhos; o impulso para o movimento foram essas
6 imagens, e com base no movimento autêntico, exercícios de máscara neutra, cartografias,
poemas, danças e músicas, foram produzidos vídeo-performances, fotografias, desenhos e
vídeo-danças, mesmos que organizaram o conteúdo teórico e são a base da investigação com o
objetivo de performar a borda do contraponto: corpo-guerra. Se considerou o trauma, causado
pela opressão e violência, como um ponto de partida para mobilizar e expressar as memórias
da dor que habitam no silêncio das feridas que nos imobilizam, não apenas como atuantes das
artes cênicas, se não também como pessoas imersas na sociedade atual. Na presente pesquisa
foi considerada a Abordagem Somático-Performativo de Ciane Fernandes, que implica o
entrelaçamento simbiótico da prática artística com a pesquisa teórica. O aporte teórico baseiase em conceitos como Trauma de Peter Levine e Raquel Pastor, Iconografias do terror e
Memento mori de Ileana Diéguez, Corporalidade de Michel Bernard, Poesia de Audre Lorde
Performance de Diana Taylor e Fernando Villar, Guerra de Fernández-Montesinos e Rede da
vida de Lorena Cabnal | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
|