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Tipo: Tese
Título: Design de interação em desenvolvimento distribuído de software: práticas, desafios, recomendações e lacunas de pesquisa.
Título(s) alternativo(s): Interaction design in distributed software development: practices, challenges, recommendations and research gaps.
Autor(es): Alves, Daniel Domingos
Primeiro Orientador: Matos, Ecivaldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Ecivaldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: van Amstel, Frederick Marinus Constant
metadata.dc.contributor.referee3: Farias Junior, Ivaldir Honório de
metadata.dc.contributor.referee4: Kronbauer, Artur Henrique
metadata.dc.contributor.referee5: Chavez, Christina von Flach Garcia
Resumo: Interação Humano-Computador (IHC) é uma área focalizada nos estudos sobre a interação humana com/por meio de sistemas computacionais, dentre os quais se destacam os estudos tangentes ao design de interação. Na IHC, o design de interação tem se consolidado como uma prática com potencial de apoiar projetos de sistemas interativos. Por outro lado, cada vez mais, organizações estão desenvolvendo (concebendo, projetando, construindo, testando) software com equipes distribuídas geograficamente. No entanto, o design de interação em desenvolvimento distribuído de software (DDS) tem sido pouco explorado, mapeado ou estruturado na literatura científica. Embora na literatura científica exista relatos sobre design de interação em DDS e algumas soluções propostas, não está claro como ocorre o design de interação em projetos de DDS. Esta pesquisa, portanto, foi motivada pelo avanço de projetos em DDS, aumento no número de projetos e usuários de free/libre open source software (FLOSS), problemas relacionados à interação humano-computador e desafios de design de interação em DDS. Nesse sentido, esta pesquisa investigou como tem ocorrido a prática do design de interação em projetos de DDS, buscando compreender suas características, desafios e limitações. A metodologia desta pesquisa baseou-se na metodêutica semiótica de Charles S. Peirce, método de pesquisa bibliográfica (revisão de literatura ad-hoc e estudo de mapeamento sistemático) e pesquisa por métodos mistos (survey e estudo de entrevista) para investigar o atual estado do conhecimento e da prática sobre design de interação em DDS, além de propiciar fundamentação teórica para a concepção de recomendações para o design de interação em DDS. Espera-se que os resultados apontados por esta pesquisa contribuam para o corpo de conhecimento sobre design de interação na fronteira de pesquisa entre IHC e DDS ao (i) fornecer uma visão geral dos esforços de pesquisa sobre design de interação em DDS, (ii) fornecer uma visão geral da prática do design de interação em projetos de DDS, (iii) apresentar como ocorre o design de interação em projetos de DDS, (iv) identificar gaps de pesquisa e discutir futuras direções de pesquisa, (v) conceber um conjunto de recomendações para o design de interação em DDS e (vi) apoiar o envolvimento de usuários na construção de artefatos de sistemas interativos em projetos de DDS.
Abstract: Human-Computer Interaction (HCI) is an area focused on studies on human interaction with/through computational systems, among which stand out tangent studies on interaction design. In HCI, interaction design has been consolidated as a practice with the potential to support interactive systems projects. On the other hand, more and more organizations are developing (conceiving, designing, building, testing) software with geographically distributed teams. However, interaction design in distributed software development (DSD) has been little explored, mapped, or structured in the scientific literature. Although there are reports in the scientific literature about interaction design in DSD and some proposed solutions, it is not clear how interaction design occurs in DSD projects. This research, therefore, was motivated by the advancement of projects in DSD, the increase in the number of projects and users of free/libre open source software (FLOSS), problems related to human-computer interaction, and interaction design challenges in DSD. In this sense, this research investigated how interaction design has been practiced in DSD projects, seeking to understand its characteristics, challenges, and limitations. The methodology of this research was based on Charles S. Peirce's semiotic methodeutics, bibliographic research method (ad-hoc literature review and systematic mapping study), and mixed methods research (survey and interview study) to investigate the current state of knowledge and practice on interaction design in DSD, in addition to providing a theoretical foundation for the conception of recommendations for the interaction design in DSD. We hope that the results pointed out by this research contribute to the body of knowledge about interaction design at the research frontier between HCI and DSD by (i) providing an overview of research efforts on interaction design in DSD, (ii) providing an overview of the practice of interaction design in DSD projects, (iii) presenting how interaction design occurs in DSD projects, (iv) identify research gaps and discuss future research directions, (v) conceiving a set of recommendations for interaction design in DSD, and (vi) supporting the involvement of end users in the construction of interactive systems artifacts in DSD projects.
Palavras-chave: Interação humano-computador
Design de interação
Desenvolvimento software
Software distribuídas
Software livre
Software open source
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Computação - IC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) 
Citação: ALVES, Daniel Domingos. Design de interação em desenvolvimento distribuído de software: praticas, desafios, recomendações e lacunas de pesquisa. 2022. 502 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - IC, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2022.
Tipo de Acesso: Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38255
Data do documento: 15-Dez-2022
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