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Tipo: Dissertação
Título: Regionalização e trabalho em rede para o fortalecimento das ações educativas em saúde.
Título(s) alternativo(s): Regionalization and networking to strengthen actions health educational.
Autor(es): Souza, Cláudia Cristiane Moura Silva
Primeiro Orientador: Santos, Liliana
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Liliana
metadata.dc.contributor.referee2: Gil, Célia Regina Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Ana Angélica Ribeiro de Menezes e
Resumo: O desenvolvimento dos processos educativos de forma regionalizada requer o envolvimento das esferas de gestão estadual, regional e municipal na perspectiva do trabalho em rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo analisar estrategicamente a oferta regionalizada e o trabalho em rede como dispositivo para o fortalecimento das ações educativas promovidas pela ESPBA, tendo como foco a composição da Rede de Educação na Saúde. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com técnicos de referência dos Núcleos Regionais de Saúde da Bahia. A análise dos dados se deu através da técnica de análise temática, guiadas pelas seguintes categorias: Democratização do acesso e capilaridade; Interdependência; Compartilhamento de experiências e colaboração; Respeito à diversidade; Aprendizagem significativa e Comunicação. Os resultados encontrados são apresentados no formato da Matriz SWOT. Constatou-se que a regionalização das ações educativas possibilitou o diagnóstico situacional dos territórios facilitando a identificação de prioridades e necessidades dos trabalhadores da saúde.
Abstract: The development of educational processes in a regionalized manner requires the involvement of the spheres of state, regional and municipal management in the perspective of networking. This is a qualitative research, which aimed to strategically analyze the regionalized offer and network work as a device for strengthening the educational actions promoted by ESPBA, focusing on the composition of the Health Education Network. Nine interviews were conducted semi-structured with reference technicians from the Regional Health Centers of Bahia. Data analysis was carried out through thematic analysis technique, guided by the following categories: Democratization of access and capillarity; Interdependence; Sharing experiences and collaboration; Respect for diversity; Meaningful learning and communication. The results found are presented in the SWOT Matrix format. It was found that the regionalization of educational actions enabled the situational diagnosis of the territories, facilitating the identification of priorities and needs of health workers.
Palavras-chave: Regionalização
Educação Permanente em Saúde
Trabalho em Rede
Escola de Saúde Pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38156
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

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