Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Cláudia Cristiane Moura Silva-
dc.date.accessioned2023-10-21T17:29:54Z-
dc.date.available2023-10-21T17:29:54Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38156-
dc.description.abstractThe development of educational processes in a regionalized manner requires the involvement of the spheres of state, regional and municipal management in the perspective of networking. This is a qualitative research, which aimed to strategically analyze the regionalized offer and network work as a device for strengthening the educational actions promoted by ESPBA, focusing on the composition of the Health Education Network. Nine interviews were conducted semi-structured with reference technicians from the Regional Health Centers of Bahia. Data analysis was carried out through thematic analysis technique, guided by the following categories: Democratization of access and capillarity; Interdependence; Sharing experiences and collaboration; Respect for diversity; Meaningful learning and communication. The results found are presented in the SWOT Matrix format. It was found that the regionalization of educational actions enabled the situational diagnosis of the territories, facilitating the identification of priorities and needs of health workers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectRegionalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Permanente em Saúdept_BR
dc.subjectTrabalho em Redept_BR
dc.subjectEscola de Saúde Públicapt_BR
dc.subject.otherRegionalizationpt_BR
dc.subject.otherPermanent Health Educationpt_BR
dc.subject.otherNetworkingpt_BR
dc.subject.otherSchool of Public Healthpt_BR
dc.titleRegionalização e trabalho em rede para o fortalecimento das ações educativas em saúde.pt_BR
dc.title.alternativeRegionalization and networking to strengthen actions health educational.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Liliana-
dc.contributor.referee1Santos, Liliana-
dc.contributor.referee2Gil, Célia Regina Rodrigues-
dc.contributor.referee3Rocha, Ana Angélica Ribeiro de Menezes e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2117718528231662pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento dos processos educativos de forma regionalizada requer o envolvimento das esferas de gestão estadual, regional e municipal na perspectiva do trabalho em rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo analisar estrategicamente a oferta regionalizada e o trabalho em rede como dispositivo para o fortalecimento das ações educativas promovidas pela ESPBA, tendo como foco a composição da Rede de Educação na Saúde. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com técnicos de referência dos Núcleos Regionais de Saúde da Bahia. A análise dos dados se deu através da técnica de análise temática, guiadas pelas seguintes categorias: Democratização do acesso e capilaridade; Interdependência; Compartilhamento de experiências e colaboração; Respeito à diversidade; Aprendizagem significativa e Comunicação. Os resultados encontrados são apresentados no formato da Matriz SWOT. Constatou-se que a regionalização das ações educativas possibilitou o diagnóstico situacional dos territórios facilitando a identificação de prioridades e necessidades dos trabalhadores da saúde.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva - ISCpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-CLÁUDIA CRISTIANE MOURA SILVA SOUZA-2021.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons