Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Wanessa Maryana Cardoso-
dc.date.accessioned2023-10-10T16:04:26Z-
dc.date.available2023-10-10T16:04:26Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38034-
dc.description.abstractAssessment for Learning, despite being a field of study that has been growing over the years (BORRALHO; CID; FIALHO; 2019), still has little literature focused on the contributions that feedback can provide, especially in the context of basic education. Therefore, the present work aims to “analyze the extent to which feedback can contribute to Assessment for Learning”. To this end, theoretical survey and systematic review procedures were carried out regarding the feedback, the latter carried out on the Scielo, Google Scholar platforms and on the publication websites of five scientific journals with a scope focused on Assessment, delimiting the period from 2018 to 2023 . The articles selected through the inclusion and exclusion criteria, considered in and for the systematic review constituted the corpus analyzed with a view to answering the following question: "How does feedback contribute to assessment for learning? Aiming to answer the proposed question, we used the following specific objectives: a) discuss the concepts of assessment of and for learning; b) understand the types of feedback, as well as the contexts that can be used within the scope of assessment for learning; c) analyze academic productions from 2018 to 2023 about the contributions of feedback to assessment for learning. To develop these objectives, dialogue is held with authors in the area of Assessment who are most cited in the selected articles: Villas Boas and Esteban (national references) and Fernandes (international reference), as well as with the articles selected in the systematic review. The results indicate the emerging need to expand feedback research and practices, considering the potential it presents for the evaluation of learning, as learning and for learning (VILLAS BOAS, 2022).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectAvaliação para Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
dc.subject.otherFeedbackpt_BR
dc.subject.otherAssessment for Learningpt_BR
dc.subject.otherFormative Assessmentpt_BR
dc.titleO feedback e suas contribuições à avaliação para a aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.referee1Alves, Rejane de Oliveira-
dc.contributor.referee2Brasilino, Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5594532313762331pt_BR
dc.description.resumoA Avaliação para a Aprendizagem apesar de ser um campo de estudo que vem crescendo ao longo dos anos (BORRALHO; CID; FIALHO; 2019) ainda possui pouca literatura focada nas contribuições que o feedback pode proporcionar, principalmente no contexto da educação básica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo “analisar em que medida o feedback pode contribuir com a Avaliação para a Aprendizagem”. Para tanto, realizou-se procedimentos de levantamento teórico e revisão sistemática acerca do feedback, este último realizado nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e nos sites de publicação de cinco revistas científicas com escopo voltado à Avaliação, delimitando-se o período de 2018 a 2023. Os artigos selecionados por meio dos critérios de inclusão e exclusão, considerados na e para revisão sistemática constituíram o corpus analisado com vistas a responder a seguinte questão: "Como o feedback contribui para a avaliação para aprendizagem? Visando responder a questão proposta, recorreu-se aos seguintes objetivos específicos: a) discutir as concepções de avaliação das e para as aprendizagens; b) conhecer os tipos de feedback, bem como os contextos que podem ser utilizados no âmbito da avaliação para a aprendizagem; c) analisar produções acadêmicas de 2018 a 2023 acerca das contribuições do feedback à avaliação para a aprendizagem. Para desenvolver tais objetivos, dialoga-se com autores da área de Avaliação que mais são citados nos artigos selecionados: Villas Boas e Esteban (referências nacionais) e Fernandes (referência internacional), bem como com os artigos selecionados na revisão sistemática. Os resultados indicam a necessidade emergente de ampliar as pesquisas e as práticas do feedback, considerando-se o potencial que apresenta para a avaliação das aprendizagens, como aprendizagens e para as aprendizagens (VILLAS BOAS, 2022).pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIA - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wanessa Maryana .pdfTrabalho de Conclusão de Curso889,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA TCC PEDAGOGIA Wanessa Maryana Cardoso Gomes).pdfATA704,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons