Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38032
metadata.dc.type: Tese
Título : Ficção científica: horizontes cinzas no cinema: Gattaca (19997), Matrix (1999) e Minority Report (2002)
Otros títulos : Science fiction: Gray horizons in Cinema: Gattaca (1997), Matrix (1999) e Minority Report (2002).
metadata.dc.creator: Catalan, Lucas Barreto
metadata.dc.contributor.advisor1: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rovai, Mauro Luiz
metadata.dc.contributor.referee3: Lessa, Rodrigo Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Leonardo Jorge da Hora
metadata.dc.contributor.referee5: Regatieri, Ricardo Pagliuso
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca analisar as contradições de futuro representadas em ficções científicas distópicas da virada do século XX para o século XXI, buscando compreender o conteúdo crítico quanto à contemporaneidade e como a esperança mantém-se viva em meio à obscuridade. Com intenso diálogo com a teoria de Ernest Bloch, busca-se compreender as singularidades nas representações de futuro na distopia, as quais em meio ao mundo racionalizado, teima em manter em movimento da existência, acinzentado o futuro demasiado turvo. Para tal, nos debruçamos analiticamente sobre três obras, Gattaca (1997), Matrix (1999) e Minority Report – a nova lei (2002), filmes que embebidos pelo seu momento histórico representam de forma particular as angústias do tempo presente, bem como os anseios do amanhã.
Resumen : The present work aims to understand the contradictions of future represented in dystopian science fiction between the late 20th century an the early 21st century, trying to understand the critical content regarding contemporaneity and how hope remains alive amidst of obscurity. In an intense dialogue with Ernest Bloch's theory, the work seeks to understand the singularities in the representations of future in dystopia, which insists on keeping existence in motion, turning a much clouded future into gray throughout a rationalized world. To this end, we analyze three works - Gattaca (1997), Matrix (1999) and Minority Report (2002) - films soaked in their historical moment, which represent in a particularly way the anguish of present time, as well as the looking forward to tomorrow.
Palabras clave : Ficção científica.
Cinema
Distopias
Filmes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38032
Fecha de publicación : 4-sep-2023
Aparece en las colecciones: Tese (PPGCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Horizontes Cinzas_Lucas Barreto Catalan_Final.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons