Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38032
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Ficção científica: horizontes cinzas no cinema: Gattaca (19997), Matrix (1999) e Minority Report (2002) |
Otros títulos : | Science fiction: Gray horizons in Cinema: Gattaca (1997), Matrix (1999) e Minority Report (2002). |
metadata.dc.creator: | Catalan, Lucas Barreto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Câmara, Antônio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Câmara, Antônio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rovai, Mauro Luiz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lessa, Rodrigo Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Pereira, Leonardo Jorge da Hora |
metadata.dc.contributor.referee5: | Regatieri, Ricardo Pagliuso |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa busca analisar as contradições de futuro representadas em ficções científicas distópicas da virada do século XX para o século XXI, buscando compreender o conteúdo crítico quanto à contemporaneidade e como a esperança mantém-se viva em meio à obscuridade. Com intenso diálogo com a teoria de Ernest Bloch, busca-se compreender as singularidades nas representações de futuro na distopia, as quais em meio ao mundo racionalizado, teima em manter em movimento da existência, acinzentado o futuro demasiado turvo. Para tal, nos debruçamos analiticamente sobre três obras, Gattaca (1997), Matrix (1999) e Minority Report – a nova lei (2002), filmes que embebidos pelo seu momento histórico representam de forma particular as angústias do tempo presente, bem como os anseios do amanhã. |
Resumen : | The present work aims to understand the contradictions of future represented in dystopian science fiction between the late 20th century an the early 21st century, trying to understand the critical content regarding contemporaneity and how hope remains alive amidst of obscurity. In an intense dialogue with Ernest Bloch's theory, the work seeks to understand the singularities in the representations of future in dystopia, which insists on keeping existence in motion, turning a much clouded future into gray throughout a rationalized world. To this end, we analyze three works - Gattaca (1997), Matrix (1999) and Minority Report (2002) - films soaked in their historical moment, which represent in a particularly way the anguish of present time, as well as the looking forward to tomorrow. |
Palabras clave : | Ficção científica. Cinema Distopias Filmes |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38032 |
Fecha de publicación : | 4-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGCS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Horizontes Cinzas_Lucas Barreto Catalan_Final.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons