Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Catalan, Lucas Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T13:16:31Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T13:16:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38032 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to understand the contradictions of future represented in dystopian science fiction between the late 20th century an the early 21st century, trying to understand the critical content regarding contemporaneity and how hope remains alive amidst of obscurity. In an intense dialogue with Ernest Bloch's theory, the work seeks to understand the singularities in the representations of future in dystopia, which insists on keeping existence in motion, turning a much clouded future into gray throughout a rationalized world. To this end, we analyze three works - Gattaca (1997), Matrix (1999) and Minority Report (2002) - films soaked in their historical moment, which represent in a particularly way the anguish of present time, as well as the looking forward to tomorrow. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ficção científica. | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Distopias | pt_BR |
dc.subject | Filmes | pt_BR |
dc.subject.other | Science fiction | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Dystopia | pt_BR |
dc.title | Ficção científica: horizontes cinzas no cinema: Gattaca (19997), Matrix (1999) e Minority Report (2002) | pt_BR |
dc.title.alternative | Science fiction: Gray horizons in Cinema: Gattaca (1997), Matrix (1999) e Minority Report (2002). | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Câmara, Antônio da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4868229187967997 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Câmara, Antônio da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Rovai, Mauro Luiz | - |
dc.contributor.referee3 | Lessa, Rodrigo Oliveira | - |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Leonardo Jorge da Hora | - |
dc.contributor.referee5 | Regatieri, Ricardo Pagliuso | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-6398-4276 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2861796391858432 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca analisar as contradições de futuro representadas em ficções científicas distópicas da virada do século XX para o século XXI, buscando compreender o conteúdo crítico quanto à contemporaneidade e como a esperança mantém-se viva em meio à obscuridade. Com intenso diálogo com a teoria de Ernest Bloch, busca-se compreender as singularidades nas representações de futuro na distopia, as quais em meio ao mundo racionalizado, teima em manter em movimento da existência, acinzentado o futuro demasiado turvo. Para tal, nos debruçamos analiticamente sobre três obras, Gattaca (1997), Matrix (1999) e Minority Report – a nova lei (2002), filmes que embebidos pelo seu momento histórico representam de forma particular as angústias do tempo presente, bem como os anseios do amanhã. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Horizontes Cinzas_Lucas Barreto Catalan_Final.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons