Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37969
Tipo: Dissertação
Título: Motivos da evasão discente nos cursos de licenciatura do Centro de Formação de Professores da UFRB
Título(s) alternativo(s): Reasons for Student Evasion in degree courses at the UFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia) Teacher Training Center.
Autor(es): Pinheiro, Cristiane Borges
Primeiro Orientador: Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales
Segundo Orientador: Fernandes, Sergio Augusto Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Georgina Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Sampaio, Sônia Maria Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, David Romão
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Janete dos
Resumo: O fenômeno da evasão tem aumentado nos cursos de graduação, acarretando, dentre outros problemas, gastos de recursos públicos, tendo como consequência um sério comprometimento na qualificação do jovem brasileiro, nas mais variadas áreas do conhecimento. Nos cursos de licenciatura, as taxas de evasão se tornam ainda mais evidentes quando comparadas a outras modalidades do conhecimento. O aumento na taxa de evasão nos cursos de licenciatura está relacionado a diversos fatores. Compreender os motivos que levam à evasão nos cursos de licenciatura, em uma instituição de ensino superior, se mostra fundamental para se pensar as possíveis ações para minimizar esse fenômeno. O presente estudo buscou responder à seguinte pergunta: “Quais fatores estão relacionados à evasão dos/das estudantes dos cursos de licenciatura do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia?” A pesquisa tem como objetivo geral, compreender as causas da evasão nos cursos de licenciatura do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para tanto, foi utilizada uma abordagem metodológica quantitativa/qualitativa. A natureza quantitativa desta pesquisa refere-se à coleta e análise dos dados referentes ao público alvo deste estudo, sendo aplicado um questionário aos/às evadidos/as. Quanto à metodologia qualitativa neste estudo, esta possibilitou uma interpretação dos resultados que perpassa a representação numérica, por meio das questões abertas. No que tange aos motivos que levam os estudantes dos cursos de licenciatura deste centro a evadirem, o nosso estudo evidenciou especificidades relacionadas à realidade da região na qual a universidade se encontra, tais como: necessidade de deslocamento pelo fato de residirem em cidades circunvizinhas; escolha de um curso de licenciatura como sendo a segunda opção; relações pedagógicas; abordagem metodológica do conteúdo; forma como a avaliação é tratada; relações sociais entre esses sujeitos. Por outro lado, não identificamos relação entre o grupo familiar ao qual os/as discentes estavam inseridos e a desistência no curso. Concluímos, portanto, que estudos sobre evasão são importantes para compreensão deste fenômeno no ensino superior brasileiro, todavia, novos passos precisam ser dados nessa caminhada, de forma a consolidar um modelo teórico que compreenda as especificidades atreladas à saída dos estudantes universitários brasileiros de acordo com a realidade na qual estes se inserem, pois a evasão não pode ser vista a partir de uma única perspectiva.
Abstract: The phenomenon of dropout has increased in undergraduate courses, causing, among other problems, expenditure of public resources, resulting in a serious compromise in qualification of young Brazilians, in the most varied areas of knowledge. In undergraduate courses, dropout rates become even more evident when compared to other types of knowledge. The increase in dropout rate in undergraduate courses is related to several factors Understanding the reasons that lead to dropout in undergraduate courses at a higher education institution is fundamental to thinking about possible actions to minimize this phenomenon. The present study sought to answer the following question: “What factors are related to student dropout from undergraduate courses at Teacher Training Center of Federal University of Recôncavo da Bahia?” The general objective of the research is to understand the causes of dropout in undergraduate courses at Teacher Training Center (CFP) at Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). To that end, it was used a quantitative/qualitative methodological approach. The quantitative nature of this research refers to the collection and analysis of data relating to the target audience of this study, with a questionnaire applied to those who had dropped out. As for the qualitative methodology in this study, it enabled an interpretation of results that goes beyond numerical representation, through open questions. Our study regarding the reasons why students from undergraduate courses at that center drop out, highlighted specificities related to the reality of region, in which the university is located, such as: the need to travel due to the fact that they live in neighboring cities; choosing a degree course as the second option; pedagogical relationships; methodological approach to content; how the evaluation is handled; social relations between those subjects. On the other hand, we did not identify a relationship between the family group in which the students were included and dropping out of course. We conclude, therefore, that studies on evasion are important for understanding that phenomenon in Brazilian higher education. However, new strategies need to be taken on that journey, in order to consolidate a theoretical model that understands specificities linked to dropout of Brazilian university students according to the reality in which they are inserted, as evasion cannot be seen from a single perspective.
Palavras-chave: Ensino superior - Evasão
Professores - Formação
Licenciatura - Universidade Federal do Recôncavo Baiano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37969
Data do documento: 27-Jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado EISU_Cristiane Borges_Versão Final_05.10.2023_merged (1) (1).pdf11,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.