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Tipo: Tese
Título: Modelagem de dados abertos governamentais da educação baseada em redes: projeto escolas similares
Título(s) alternativo(s): Modeling of open governmental education data based on networks: similar schools project
Autor(es): Santana, Eneida de Ávila Goulart
Primeiro Orientador: Monteiro, Roberto Luiz Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Barreto, Maria Raidalva Nery
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Aliger dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
metadata.dc.contributor.referee4: Lessa, Bruna Bomfim dos Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
Resumo: A implementação da Política e do Plano de Dados Abertos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), homologada pela portaria nº 380, de 15 de junho de 2020, tem como princípios o aumento da disponibilidade de informações acerca de atividades governamentais e a disseminação dos conjuntos de dados sobre a educação brasileira para a sociedade. Neste sentido, este estudo tem por objetivo principal desenvolver um modelo de construção do conhecimento baseado em redes complexas, alimentado por dados abertos governamentais, para identificar similaridades entre escolas, que será chamado de Modelo de Redes de Similaridades (MRS), para representar as conexões, e potenciais conexões, entre as escolas da microrregião de Salvador (Bahia). Assim, busca-se identificar escolas com características semelhantes a fim de possibilitar a colaboração e difusão do conhecimento entre elas, visando a solução de problemas em conjunto. O MRS foi desenvolvido a partir de dados coletados nos Censos Escolares de 2019 a 2021 e dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 a 2021, coletados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica Brasileiro (SAEB), vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Deste modo, foi desenvolvida uma modelagem do conhecimento baseada nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) para a aplicação dos conjuntos de dados disseminados pelo sistema SAEB. A pesquisa, de caráter exploratório, combina abordagens qualitativas e quantitativas, adotando como metodologia a pesquisa documental e a Análise de Redes Sociais (ARS) para representar e estabelecer as conexões entre escolas similares. Os resultados da pesquisa são apresentados por meio do desenvolvimento do framework "School Similar", utilizado para o processamento das redes, e a plataforma Laboratório de Dados Abertos Governamentais da Educação (LABDAGE) para compartilhamento e visualização das informações pela comunidade. A identificação dos perfis das escolas é apresentada de modo a possibilitar sua reprodução em outras microrregiões brasileiras. Em conclusão, o estudo aponta para a otimização dos dados disseminados pelo SAEB, seja para seu uso em pesquisas científicas ou para embasar ações de consolidação de políticas baseadas em evidências. Ademais, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento de modelos que permitam ao pesquisador, gestor público e à comunidade, o reconhecimento, acesso, uso e reuso das informações para o desenvolvimento de ações no âmbito das redes públicas de ensino.
Abstract: The implementation of the Open Data Policy and Plan of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), ratified by ordinance nº 380, dated June 15, 2020, is founded on the principles of increasing the availability of information about governmental activities and disseminating data sets on Brazilian education to society. In this context, this study primarily aims to develop a knowledge construction model based on complex networks, fueled by open government data, to identify similarities between schools, which will be named the Similarity Networks Model (SNM), to depict connections, and potential connections, among schools in the microregion of Salvador (Bahia). Therefore, the goal is to identify schools with similar features to foster collaboration and knowledge dissemination among them, aiming for collective problem-solving. The SNM was crafted using data gathered from the School Censuses from 2019 to 2021 and the Basic Education Development Index (IDEB) results from 2019 to 2021, collected by the Brazilian Basic Education Evaluation System (SAEB), affiliated with the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). Thus, a knowledge modeling based on the FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) principles was developed for the application of data sets disseminated by the SAEB system. The exploratory research merges qualitative and quantitative approaches, adopting documentary research and Social Network Analysis (SNA) as its methodology to represent and establish connections between similar schools. The research outcomes are showcased through the development of the "School Similar" framework, used for network processing, and the Open Government Data Lab of Education (LABDAGE) platform for data sharing and visualization by the community. The identification of school profiles is displayed to enable its replication in other Brazilian microregions. In conclusion, the study indicates the optimization of data disseminated by SAEB, whether for scientific research or to underpin evidence-based policy actions. Furthermore, the study underscores the significance of developing models that enable researchers, public managers, and the community to recognize, access, use, and reuse information for the development of actions within public education networks.
Palavras-chave: Modelagem do conhecimento
Redes complexas
Redes de similaridades
Dados Abertos Governamentais
Escolas Similares
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Conhecimento e aprendizagem
Framework (Programa de computador)
Banco de dados
Modelagem de dados
CNPq: Ciências sociais aplicadas
Representação da informação
Ciências da informação
Teoria da informação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) 
Citação: Santana(2023)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37888
Data do documento: 14-Set-2023
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