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Tipo: Tese
Título: Andar com fé eu vou! Análise e reflexão sobre as romarias no Santuário de Bom Jesus da Lapa.
Autor(es): Souza, Rônei Rocha Barreto de
Primeiro Orientador: Sampaio, Adriano de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Cabo, Manan Terra
metadata.dc.contributor.referee2: Corniani, Fábio Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Rita de Cássia Aragão
metadata.dc.contributor.referee4: Severino, José Roberto
metadata.dc.contributor.referee5: Sampaio, Adriano de Oliveira
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo observar a produção de sentido das Romarias do Santuário do Bom Jesus da Lapa por intermédio das estratégias de visibilidade da cidade e sua marca lugar - viés do turismo - em oposição às narrativas locais a partir dos relatos daqueles (as) que vivenciam a cidade. Vislumbra-se também mapear os elementos que compõem a construção do processo de planejamento das Romarias do Bom Jesus da Lapa levando em consideração os aspectos culturais em suas vertentes religiosas e econômicas como também analisar os aspectos culturais em suas vertentes econômicas, simbólicas e identitárias envolvidos nas Romarias, em especial, a do Novenário e Festa do Bom Jesus da Lapa que acontece no mês de agosto, na perspectiva da Comissão Organizadora da Festa. Realizou-se estudo com viés etnográfico, num primeiro momento, com caminhadas pelo Centro histórico de Bom Jesus da Lapa, região que está situado o Santuário do Bom Jesus da Lapa e que passou por transformações urbanísticas entre 2019 e 2021. Essas andanças tiveram como inspiração a antropologia interpretativa proposta por Geertz (1989) além de sua cultura densa, bem como o olhar de um flâneur, proposto por Benjamin (1994) e de Jacques (2012). Em seguida, durante o Novenário e Festa do Bom Jesus da Lapa, entrevista em profundidade com romeiros, turistas e camelôs. Depois, durante os meses de setembro de 2022 e junho de 2023, foram entrevistados comerciantes, moradores, membros do poder público municipal (Coordenador Municipal de Cultura, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal e Prefeito Municipal), membros do Santuário (Reitor e Assessor de Comunicação) como também sócio proprietário da Agência de Publicidade que possui a conta da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa. As análises das entrevistas foram feitas no Atlas.ti é um software para análise de dados qualitativos desenvolvido em 1989 por Thomas Muhr, na Alemanha, com o aporte teórico da análise do discurso na perspectiva de Maingueneau (2002), Charaudeau e Maingueneau (2004) e Fairclough (2016) bem como na concepção de bastidor e fachada nas representações da vida cotidiana proposto por Goffman (1985). Na fachada do espetáculo (A Romaria) o poder público municipal auxilia para que o evento aconteça da melhor maneira possível, o que é visível através das modificações urbanísticas que aconteceram na cidade em 2020 e toda logística que o evento exige. Nessa interação entre Santuário e Prefeitura, a percepção de quem vive a Romaria é que a cidade, desde 2022, com o retorno da presencialidade na festa, ficou mais moderna e receptiva, tanto para quem chega como também para quem vive nela. Sendo assim, os resultados apontam para desvelar os sentidos e significados da marca lugar: Bom Jesus da Lapa - capital baiana da fé, tanto por seus moradores e comerciantes como também por romeiros e turistas e reafirmam que a cidade, uma hierópolis, pode ser considerada a capital baiana da fé.
Abstract: This research project aims to observe the production of meaning of the Pilgrimages of the Sanctuary of Bom Jesus da Lapa through the strategies of visibility of the city and its brand place - tourism bias - as opposed to local narratives from the reports of those (as) who experience the city. It is also possible to map the elements that make up the construction of the planning process of the Pilgrimages of Bom Jesus da Lapa taking into account the cultural aspects in their religious and economic aspects as well as analyze the cultural aspects in their aspects economic, symbolic and identity involved in the Pilgrimages, especially the Novenário and Bom Jesus da Lapa Festival that takes place in August, in the perspective of the Organizing Committee of the Festival. An ethnographic study was carried out, at first, with walks through the historic center of Bom Jesus da Lapa, a region that is located in the Sanctuary of Bom Jesus da Lapa and that underwent urban transformations between 2019 and 2021. These wanderings had as inspiration the interpretative anthropology proposed by Geertz (1989) beyond its dense culture, as well as the gaze of a flâneur, proposed by Benjamin (1994) and Jacques (2012). Then, during the Novenary and Feast of Bom Jesus da Lapa, in-depth interview with pilgrims, tourists and street vendors. Then, during the months of September 2022 and June 2023, traders, residents, members of the municipal government were interviewed (Municipal Culture Coordinator, Municipal Secretary of Culture and Tourism, Communication Advisor of the City Hall and Municipal Mayor), members of the Shrine (Rector and Communication Advisor) as also partner owner of the Advertising Agency that has the account of the Municipality of Bom Jesus da Lapa. The analysis of the interviews were made in Atlas.ti is a software for qualitative data analysis developed in 1989 by Thomas Muhr, in Germany, with the theoretical contribution of discourse analysis from the perspective of Maingueneau (2002), Charaudeau and Maingueneau (2004) and Fairclough (2016) as well as in the conception of backstage and facade in the representations of everyday life proposed by Goffman (1985). On the façade of the show (The Pilgrimage) the municipal government helps to make the event happen in the best possible way, which is visible through the urban changes that happened in the city in 2020 and all the logistics that the event requires. In this interaction between Shrine and City Hall, the perception of those who live the Pilgrimage is that the city, since 2022, with the return of attendance at the party, became more modern and receptive, both for those who arrive and also for those who live in it. Thus, the results point to unveil the senses and meanings of the brand place: Bom Jesus da Lapa - Bahian capital of faith, both for its residents and merchants as well as for pilgrims and tourists and reaffirm that the city, a hieropolis, can be considered the Bahian capital of faith.
Palavras-chave: Peregrinos e peregrinações
Bom Jesus da Lapa (BA)
Cultura
Análise do Discurso
Marca lugar
Turismo - Aspectos religiosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37887
Data do documento: 15-Set-2023
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