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Tipo: Dissertação
Título: Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim: a inserção dos meninos "pretos" no pós-abolição
Autor(es): Costa, Érica Mendes
Primeiro Orientador: Pires, Maria de Fátima Novaes
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Maria de Fátima Novaes
metadata.dc.contributor.referee2: Mata, Iacy Maia
metadata.dc.contributor.referee3: Sousa, Ione Celeste Jesus de
Resumo: Neste trabalho, procuramos analisar a inserção de órfãos “pretos” na Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim no Pós-Abolição. O foco deste estudo é a educação fornecida pela Casa e os possíveis destinos dos órfãos após o período de asilamento. Ao analisar a saída dos alunos, observa-se a queda do protagonismo da instituição na intermediação da mão de obra, consequentemente agravando as condições de sobrevivência da população mais pobre na Salvador pós-abolição. Desta forma, tentamos compreender as experiências de escolarização e trabalho entre os anos de 1893 a 1927. Utilizamos como principais fontes dois estatutos da Casa, um de 1828 e outro de 1910, os livros de atas, as pastas de cadastros dos órfãos e os termos de saída.
Abstract: In this study, we aim to analyze the insertion of “black” orphans in the Casa Pia and Colégio dos Órfãos de São Joaquim at the beginning of the First Republic. The main object of this study is the education provided by Casa to the orphans and their possible destinations after the period asylum. By analyzing the depature of the students it is possible to observe the decline of the institution´s role in the intermediation of labor as well as the worsening of the conditions of survival of the poorest population in Republican Salvador. In this way, we try to understand the experiences of scholling and work between 1893 to 1927. The main sources of this research were the statutes of the Casa Pia, one from 1828 and the other from 1910, the minutes books, the orphans´registration folders and the terms of exit.
Palavras-chave: Educação
Casa Pia
Órfãos pretos
Trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Citação: COSTA, Érica Mendes. Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim: a inserção dos meninos "pretos" no pós-abolição. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022, 178f.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37854
Data do documento: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

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