Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Érica Mendes-
dc.date.accessioned2023-09-22T11:02:38Z-
dc.date.available2023-09-22T11:02:38Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Érica Mendes. Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim: a inserção dos meninos "pretos" no pós-abolição. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022, 178f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37854-
dc.description.abstractIn this study, we aim to analyze the insertion of “black” orphans in the Casa Pia and Colégio dos Órfãos de São Joaquim at the beginning of the First Republic. The main object of this study is the education provided by Casa to the orphans and their possible destinations after the period asylum. By analyzing the depature of the students it is possible to observe the decline of the institution´s role in the intermediation of labor as well as the worsening of the conditions of survival of the poorest population in Republican Salvador. In this way, we try to understand the experiences of scholling and work between 1893 to 1927. The main sources of this research were the statutes of the Casa Pia, one from 1828 and the other from 1910, the minutes books, the orphans´registration folders and the terms of exit.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCasa Piapt_BR
dc.subjectÓrfãos pretospt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherCasa Piapt_BR
dc.subject.otherBlack Orphanspt_BR
dc.subject.otherLaborpt_BR
dc.titleCasa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim: a inserção dos meninos "pretos" no pós-aboliçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Maria de Fátima Novaes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879613987505788pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Maria de Fátima Novaes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879613987505788pt_BR
dc.contributor.referee2Mata, Iacy Maia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2790-9623pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2577158971348698pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Ione Celeste Jesus de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9721-750Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4080954435622396pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821846721001965pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, procuramos analisar a inserção de órfãos “pretos” na Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim no Pós-Abolição. O foco deste estudo é a educação fornecida pela Casa e os possíveis destinos dos órfãos após o período de asilamento. Ao analisar a saída dos alunos, observa-se a queda do protagonismo da instituição na intermediação da mão de obra, consequentemente agravando as condições de sobrevivência da população mais pobre na Salvador pós-abolição. Desta forma, tentamos compreender as experiências de escolarização e trabalho entre os anos de 1893 a 1927. Utilizamos como principais fontes dois estatutos da Casa, um de 1828 e outro de 1910, os livros de atas, as pastas de cadastros dos órfãos e os termos de saída.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação versão final.pdfDissertação - Érica Mendes Costa4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons