Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37818
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Calibração da medição de energia de um detector de partículas utilizando árvore de decisão com impulso por gradiente
metadata.dc.creator: Acácio, Amanda Santiago
metadata.dc.contributor.advisor1: Simas Filho, Eduardo Furtado de
metadata.dc.contributor.referee1: Simas Filho, Eduardo Furtado de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Paulo Roberto A. da
metadata.dc.contributor.referee3: Makhoul Jr., Bassem Yousseff
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta a análise de um modelo de calibração utilizando árvores de decisão na etapa rápida do High-Level Trigger (HLT) do Experimento ATLAS, que é um componente essencial do sistema de filtragem de dados e tomada de decisão do no Grande Colisor de Hádrons (do inglês: Large Hadron Collider). No Experimento ATLAS, o processo de calibração das medições de energia no HLT costuma ser feito com GBDT (Gradient Boosted Decision Tree). Diante disso, o objetivo desse estudo é avaliar o desempenho e comportamento da GBDT para diferentes conjuntos de entradas. Na primeira parte do trabalho, é apresentada uma revisão teórica sobre os princípios de funcionamento do LHC e do Experimento ATLAS, bem como a sua importância no contexto da física de partículas. São abordados os aspectos relacionados à necessidade de filtragem online e o papel do HLT na seleção de eventos de interesse científico. A segunda parte do trabalho se concentra nos aspectos técnicos e operacionais do HLT do Experimento ATLAS. São apresentados os principais métodos e técnicas utilizados, como o uso de árvores de decisão para a classificação dos eventos de interesse. Além disso, são discutidas as estratégias de otimização na implementação e no ajuste da GBDT no HLT. Por fim, são apresentados resultados e análises de desempenho da GBTD, incluindo análise gráficas da dispersão, e variância dos treinamentos realizados. Essas análises são fundamentais para avaliar a capacidade da GBTD em cumprir os objetivos de otimizar as demandas computacionais e melhorar a eficiência na seleção de partículas eletromagnéticas. Os resultados mostraram que a diferença relativa entre a configuração de entrada da GBDT com vinte e oito anéis e a configuração de cem anéis não ultrapassaram 10%, demonstrado que a estimava dos eventos para os dois arranjos são similares.
Keywords: Experimento ATLAS
Sistema de filtragem
Calibração
High-level trigger (HLT)
Gradient boosted decision tree (GBDT)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37818
Issue Date: 14-Jul-2023
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Controle e Automação de Processos (Escola Politécnica)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TccAmandaAcacioFinal - Eduardo Simas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Amanda Santiago Acacio2,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.