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Tipo: Dissertação
Título: Cartas ancestrais: produção de textos discentes do 9º ano da educação básica do Colégio Estadual Almirante Barroso para autoras negras e indígenas
Autor(es): Silva, Andréia Miranda da
Primeiro Orientador: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento Neto, João Evangelista do
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Ana Lúcia Silva
Resumo: SILVA, Andréia Miranda da. CARTAS ANCESTRAIS: PRODUÇÃO DE TEXTOS DISCENTES DO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PARA AUTORAS NEGRAS E INDÍGENAS. 137f. il. 2023. Memorial Acadêmico. Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2023. Este memorial de formação desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia, apresenta um projeto de caráter propositivo, cuja finalidade é a leitura crítica de textos escritos por mulheres negras e indígenas sobre as próprias vivências e a dos povos dos quais são representantes, visando subsidiar uma formação ampla de leitores/autores, pautada em práticas antirracistas. Por meio de rodas de conversa e oficinas de leitura, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Almirante Barroso serão orientados à produção de cartas após a leitura e análise de textos dessas escritoras, apoiando-se nos conceitos de escrevivência de Conceição Evaristo e ancestralidade de Eduardo Oliveira. A escolha do gênero textual, carta pessoal, que norteará a proposta se deu porque as cartas são práticas sociais, e através delas, passado e presente se convergem; quem escreve e quem as lê se encontram até mesmo em temporalidades distintas. Conhecer a história de vida; ler, comentar, vivenciar cartas, poemas e contos das autoras selecionadas é um meio mais interessante de aproximar esses jovens da leitura literária, de existências e culturas distintas, despertando, assim, a empatia para consigo e para com o outro. É também um convite a não só externar sobre suas impressões e sentimentos face às leituras realizadas e produzir cartas, mas acima de tudo pensar formas tangíveis de enfrentamento ao racismo em diversas esferas. Para tanto, a fundamentação sobre conceitos de Letramentos de reexistência, Multiletramentos, Pedagogia engajada, Multiculturalidade, Antirracismo, Escrevivência, Ancestralidade foi feita com a contribuição das teóricas Ana Lúcia Souza (2011), Ângela Kleiman (2005), Roxane Rojo (2008), Bell Hooks (2017), Nilma Lino Gomes (2001), Maria Nazaré Lima (2019), Ailton Krenak (2019), Eliane Cavalleiro (2001), Ana Célia Silva (2005), Conceição Evaristo (2020), Eduardo Oliveira (2012), Ana Rita Santiago (2012), Thiél, Hayki, Graça Graúna, Márcia Kambeba, Wapichana. Palavras-
Abstract: SILVA, Andréia Miranda da. ANCESTRAL LETTERS: PRODUCTION OF TEXTS BY STUDENTS IN THE 9TH GRADE OF BASIC EDUCATION AT COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO FOR BLACK AND INDIGENOUS AUTHORS. 137f. il. 2023. Academic Memorial. Graduate Program in Letters, Professional Master's in Letters (PROFLETRAS), Institute of Letters, Federal University of Bahia.Salvador, 2023. This training memorial developed within the scope of the Professional Master's Program in Letters (PROFLETRAS), at the Federal University of Bahia, presents a propositional project, whose purpose is the critical reading of texts written by black and indigenous women about their own experiences and that of the peoples of which they are representatives, aiming to subsidize a broad formation of readers/authors, based on anti-racist practices. Through conversation circles and reading workshops; Students in the 9th grade of elementary school at Almirante Barroso State high schoolwill be guided in the production of letters after reading and analyzing texts by these writers, based on Almirante Barroso State high school concepts of writing and Eduardo Oliveira's ancestry. The choice of the textual genre, personal letter, which will guide the proposal was made because the letters are social practices and through them, past and present converge; those who write and those who read them even find themselves in different temporalities. Know the life story; reading, commenting, experiencing letters, poems and short stories by the selected authors is a more interesting way of bringing these young people closer to literary reading, different existences and cultures, thus awakening empathy with themselves and with others. It is also an invitation not only to express your impressions and feelings regarding the readings carried out and to produce letters, but above all to think of tangible ways of confronting racism in different spheres. To this end, the foundation on concepts of Literacies of reexistence, Multiliteracies, Engaged Pedagogy, Multiculturality, Anti-racism, Writing, Ancestry was made with the contribution of theorists Ana Lúcia Souza (2011), Ângela Kleiman (2005), Roxane Rojo (2008), Bell Hooks (2017), Nilma Lino Gomes (2001), Maria Nazaré Lima (2019), Ailton Krenak (2019), Eliane Cavalleiro (2001), Ana Célia Silva (2005), Conceição Evaristo (2020), Eduardo Oliveira (2012) , Ana Rita Santiago (2012), Thiél, Hayki, Graça Graúna, Márcia Kambeba, Wapichana.
Palavras-chave: Literatura
Literatura negra
Literatura indígena
Antirracismo
Ancestralidade
Escrevivência
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Outro
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37798
Data do documento: 5-Abr-2023
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