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Tipo: Dissertação
Título: Análise dos tipos de processo de seleção de aluno para os cursos técnicos na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.
Título(s) alternativo(s): Analysis of the types of student selection process for technical courses in the federal network of professional, scientific and technological education
Autor(es): Dumont, Natália Colares
Primeiro Orientador: Gomes, Sônia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Sônia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ventura, Andréa Cardoso
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Aracéli Cristina Sousa
Resumo: O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a partir da sua autonomia, estuda as formas de ingresso dos candidatos. Nessa perspectiva, esta pesquisa realizou um recorte temático, restringindo o objeto à forma de seleção dos candidatos para os cursos técnicos. Os diagnósticos e as ponderações apresentados resultam de duas problemáticas: a forma mais adequada e coerente de seleção de ingresso com a missão do IFNMG e o formato de seleção que possibilite a otimização dos recursos públicos. Assim, esta pesquisa foi norteada pelo objetivo geral de analisar o cenário, buscando compreender qual a forma de seleção apresenta o melhor custo-benefício, garantindo o cumprimento da missão institucional e o menor impacto no orçamento. Para tanto, foram levantados, comparados e analisados os tipos e os custos dos processos seletivos, bem como suas formas de execução, praticados na Rede Federal. Por meio de uma abordagem metodológica descritiva e de natureza qualitativa, o desenvolvimento, a discussão e as considerações desta pesquisa tiveram como suporte teórico autores e estudiosos da área da educação, que apresentam pressupostos vinculados à função e aos princípios da administração pública. Também foram utilizados dados extraídos dos editais das instituições da Rede Federal, o que possibilitou identificar quatro formas de seleção – prova, análise de histórico escolar, sorteio e sorteio qualificado – dispostas em tabelas e sistematizadas por regiões do Brasil. Esta investigação evidenciou que a modalidade de prova apresenta um alto custo, seguida da análise do histórico escolar. Constatou-se, ainda, que o sorteio é a modalidade que tem menor impacto no orçamento das instituições da Rede Federal e a que pode ser executada em menos tempo. Apesar de os resultados apontarem que a maioria dos Institutos Federais utilizam a prova, esta investigação concluiu que não há unanimidade quanto ao método mais adequado. Para além disso, por meio do tratamento dos dados aqui apurados e da revisão de literatura que embasa esta pesquisa, infere-se que a modalidade sorteio é coerente com os estudos críticos contemporâneos acerca da meritocracia, com a missão institucional do IFNMG e com a otimização do orçamento público. Sem o propósito de encerrar esta discussão, este estudo visa, sobretudo, ampliar o campo de investigação de uma temática contemporânea, necessária e urgente. Diante dos novos tempos, faz-se necessário, portanto, que resultados decorrentes de pesquisas científicas sejam pragmáticos e corroborem com o poder transformador da educação pública e o seu papel no desenvolvimento do país.
Abstract: The Federal Institute of Northern Minas Gerais (IFNMG), based on its autonomy, studies the forms of entry for candidates. In this perspective, this research carried out a thematic approach, restricting the object to the way of selecting candidates for technical courses. The diagnoses and weightings presented result from two issues: the most appropriate and consistent form of admission selection with the mission of the IFNMG and the selection format that allows the optimization of public resources. Thus, this research was guided by the general objective of analyzing the scenario, seeking to understand which form of selection presents the best cost-benefit, guaranteeing the fulfillment of the institutional mission and the least impact on the budget. To this end, the types and costs of selection processes were surveyed, compared and analyzed, as well as their forms of execution, practiced in the Federal Network. Through a descriptive and qualitative methodological approach, the development, discussion and considerations of this research were theoretically supported by authors and scholars in the area of education, who present assumptions linked to the function and principles of public administration. Data extracted from public notices from the institutions of the Federal Network were also used, which made it possible to identify four forms of selection – test, analysis of school records, draw and qualified draw – arranged in tables and systematized by regions of Brazil. This investigation showed that the test modality has a high cost, followed by the analysis of the school record. It was also found that the draw is the modality that has the least impact on the budget of the institutions of the Federal Network and the one that can be executed in less time. Although the results indicate that most Federal Institutes use the test, this investigation concluded that there is no unanimity as to the most appropriate method. In addition, through the treatment of the data collected here and the literature review that supports this research, it is inferred that the draw modality is consistent with contemporary critical studies about meritocracy, with the institutional mission of the IFNMG and with the optimization of the public budget. Without the purpose of ending this discussion, this study aims, above all, to expand the field of investigation of a contemporary, necessary and urgent theme. Faced with these new times, it is therefore necessary that results arising from scientific research be pragmatic and corroborate the transforming power of public education and its role in the country's development.
Palavras-chave: Educação pública
Seleção de alunos
Cursos técnicos
Sustentabilidade financeira
Meritocracia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37774
Data do documento: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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