Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37772
Tipo: Dissertação
Título: A pedagogia instrumental na era digital: recursos para o desenvolvimento da técnica de mão esquerda ao violoncelo disponíveis na internet
Título(s) alternativo(s): The instrumental pedagogy in the digital age: resources for the development of left-hand technique on the cello available on the internet
Autor(es): Custódio, Guilherme Venturato
Primeiro Orientador: Kato, Suzana
metadata.dc.contributor.referee1: Kato, Suzana
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, José Mauricio Valle
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Marco Antonio Catto
Resumo: Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contempla Memorial, Artigo, Produto Final e relatórios das Práticas Profissionais Supervisionadas. No memorial, aborda-se a importância do conteúdo pedagógico musical da internet, como principal fonte de informação e aprendizado em toda trajetória musical e consequentemente, na carreira de músico e violoncelista. No artigo, destaca-se o processo de seleção e análise do conteúdo audiovisual de mão esquerda no violoncelo na internet/no Youtube, considerando sua qualidade técnica e pedagógica e adequação ao nível do aluno e organização. A relevância deste tipo de conteúdo para a formação musical do indivíduo foi determinante na escolha do produto final: um ebook contendo uma compilação de vídeos selecionados da plataforma YouTube, que tem como objetivo, auxiliar nas buscas de material pedagógico da técnica de mão esquerda para violoncelistas em geral. Esta listagem foi realizada a partir de uma criteriosa pesquisa e seus resultados são analisados com maior profundidade no artigo. Ao final deste trabalho, apresenta-se os relatórios das práticas profissionais supervisionadas, realizadas durante a pesquisa de mestrado.
Abstract: This final conclusion work, presented to the Professional Graduate Program in Music (PPGPROM) of the School of Music (EMUS) at the Federal University of Bahia (UFBA), includes a Memorial, an Article, a Final Product, and reports on Supervised Professional Practices. In the Memorial, I address the importance of musical pedagogical content on the internet as the main source of information and learning in my musical journey and, consequently, in my career as a musician and cellist. In the Article, I highlight the process of selection and analysis of left-hand cello audiovisual content on the internet/YouTube, considering its technical and pedagogical quality, as well as its suitability for different levels of students and organization. The relevance of this type of content to my musical education was decisive in choosing the Final Product: an Ebook containing a compilation of selected videos from the YouTube platform, aimed at assisting in the search for left-hand technique pedagogical material for cellists in general. This listing was compiled through meticulous research, and its results are further analyzed in the Article. Finally, I present the reports on the supervised professional practices carried out during my master's degree.
Palavras-chave: Música
Conteúdo audiovisual
Técnica de mão esquerda
Violoncelo
Kato, Suzana
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
Tipo de Acesso: Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37772
Data do documento: 24-Jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Venturato Custodio - Guilherme - TCF Dissertação.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons