Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Hugo Gabriel Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-08-29T09:31:40Z-
dc.date.available2023-08-29T09:31:40Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Hugo Gabriel Rodrigues de. Álgebra vetorial no ensino médio para o ensino da física. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37738-
dc.description.abstractThe teaching of Physics for high school always finds several challenges in the teaching-learning process. Some factors can be listed, from intrinsic to agents (such as lack of knowledge in the series passed by students and discontinued teacher training) to political factors (school physical structure, curriculum difference). But, the very character of physics topics also contribute as a major challenge to be overcome in textbooks, either by their anachronistic presentation of concepts or compartmentalized presentation of the topics covered. Vector quantities, often presented in the initial year but worked throughout high school, are commonly presented in different ways that end up confusing students as to their real nature depending on the conduct of the teacher in the teaching process learning. For this, presenting the primary concepts of Linear Algebra in high school can be a means of not only adding new mathematical knowledge but also facilitating the understanding of physics topics by students, while maintaining other didactic resources. Thus, this work focuses on this last point presented, which aims to demonstrate how the teaching of linear algebra in high school can facilitate the conduct of the teaching-learning process in the discipline of physics. Still, it also seeks to present other didactic resources for such conduction, which is based on the use of technologies in teaching, in the presentation of the GeoGebra graphic calculator and its functions for visual demonstration of the concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectÁlgebra vetorialpt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectÁlgebra linear -- Ensinopt_BR
dc.subject.otherPhysics (High School)pt_BR
dc.subject.otherMiddle schoolpt_BR
dc.subject.otherVector algebrapt_BR
dc.subject.otherGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subject.otherTeachingpt_BR
dc.subject.otherApprenticeshippt_BR
dc.subject.otherLinear Algebra -- Teachingpt_BR
dc.titleÁlgebra vetorial no ensino médio para o ensino da físicapt_BR
dc.title.alternativeVector algebra in high school for the teaching of physicspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Nelson Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649747159225778pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, José Nelson Bastos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649747159225778pt_BR
dc.contributor.referee2Yartey, Joseph Nee Anyah-
dc.contributor.referee2ID0000-0002-8262-0486pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102354032483439pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Jorge Costa do-
dc.contributor.referee3ID0000-0002-4307-2982pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8476759528373763pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7257630247407390pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Física para o ensino médio sempre encontra diversos desafios no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se elencar alguns fatores, desde intrínsecos aos agentes (como a falta de conhecimento nas séries passadas por estudantes e a descontinuada formação docente) à fatores políticos (estrutura física da escola, diferença de currículo). Mas, o próprio caráter dos tópicos de física também contribuem como um grande desafio a ser superado nos livros didáticos, quer pela sua apresentação anacrônica dos conceitos quer pela apresentação compartimentada dos tópicos abordados. As grandezas vetoriais, frequentemente apresentadas no ano inicial mas trabalhadas durante todo o ensino médio, são comumente apresentadas de formas diferentes que acabam por confundir os estudantes quanto a sua real natureza a depender da condução do docente no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, apresentar os conceitos primários da Álgebra Linear no ensino médio pode ser um meio de não somente adicionar novos saberes matemáticos como também facilitar a compreensão dos tópicos de física pelos estudantes, ainda mantendo outros recursos didáticos. Deste modo, este trabalho se debruça sobre este último ponto apresentado, que se objetiva demonstrar como o ensino de álgebra linear no ensino médio pode facilitar a condução do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Física. Ainda, busca também apresentar outros recursos didáticos para tal condução, que se sustenta no uso de tecnologias no ensino, na apresentação da calculadora gráfica Geogebra e suas funções para demonstração visual dos conceitos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Álgebra Vetorial no Ensino Médio para o Ensino da Física.pdfDissertação de Mestrado de Hugo Gabriel Rodrigues de Souza2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons