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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Kelly Lídia Nascimento-
dc.date.accessioned2023-08-24T15:42:55Z-
dc.date.available2023-08-24T15:42:55Z-
dc.date.issued2023-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37719-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectOdorico Tavarespt_BR
dc.subjectColégios-modelopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.titleO projeto dos colégios-modelo no programa de expansão e melhoria do ensino médio na Bahia: nuances da trajetória do Colégio Estadual Odorico Tavares (1994-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Marta Lícia Teles Brito de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1777-4734pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445300469239243pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Marta Licia-
dc.contributor.referee2Cordeiro, Marcia de Freitas-
dc.contributor.referee3Jesus, Paulo Cesar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780443191484947pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade conhecer a trajetória do Colégio Estadual Odorico Tavares no contexto da política de ensino médio da Bahia, tendo como o período analisado os anos em que a instituição esteve em funcionamento: 1994-2019. A unidade funcionou por 24 anos e teve suas atividades encerradas pela Secretaria de Educação no final do ano de 2019. A investigação busca também compreender a política dos colégios-modelo no Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio, a qual atravessa o Colégio investigado. Localizado na região central de Salvador, o Colégio Estadual Odorico Tavares compunha um grupo de escolas soteropolitanas que serviram de incentivo a construção de instituições-modelo para a educação da Bahia e do Brasil na década de 1990, a fim de ampliar a oferta de ensino médio, elevar os níveis de qualidade da educação pública no estado e propiciar a valorização do servidor público. Do ponto de vista metodológico, este trabalho é de natureza qualitativa, com intenção exploratória, e pretende contribuir no campo social e educacional a partir da utilização rigorosa dos procedimentos metodológicos que envolvem a pesquisa bibliográfica e documental. A busca de informações relevantes se deu por meio da consulta a um rico acervo de fontes: publicações no Diário Oficial do Estado da Bahia, acessados presencialmente na Empresa Gráfica da Bahia (EGBA) e virtualmente no site do Diário Oficial On-line (DOOL) a partir do ano de 2007; Relatórios de Atividades do Governo da Bahia, consultados na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada no Instituto Anísio Teixeira, Paralela; e na Biblioteca Rômulo Almeida, localizada na Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos (SEI); Centro Administrativo da Bahia (CAB), documentos oficiais do Colégio Estadual Odorico Tavares, consultados no acervo documental localizado no site de consulta pública Sistema Escolar, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação (SEC); e reportagens examinadas em jornais locais como Tribuna da Bahia, A Tarde e Correio. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível coletar fontes que nos ofereceu uma aproximação com aspectos relevantes quanto à história e trajetória da instituição, além de possibilitar análises e reflexões a respeito de possíveis desdobramentos que contribuíram para o encerramento das atividades do colégio-referência para a educação baiana, bem como a delimitação de estudos futuros para aprofundamento do tema investigado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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