Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37704
Tipo: Dissertação
Título: Formação do leitor crítico a partir da prática de leitura em sala de aula
Autor(es): Hora, Ionara Paula Sampaio da
Primeiro Orientador: Batista, Adriana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Karina Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Fátima Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee3: Batista, Adriana Santos
Resumo: Este trabalho é um memorial de formação acadêmica iniciado com a auto investigação da autora sobre suas práticas de sala de aula. Situa-se na linha da pesquisa pedagógica e traça reflexões acerca da formação básica e acadêmica da professora pesquisadora assim como das experiências já acumuladas por ela na vida profissional. O estudo tem como finalidade refletir sobre a importância da prática de leitura em sala de aula para a formação do leitor crítico nas séries finais do Ensino Fundamental. O objetivo principal da proposta é a produção de um caderno de atividades didático-pedagógicas que visa a dar suporte para a prática de leitura crítico-reflexiva em sala de aula com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da criticidade dos estudantes e, dessa forma, combater à disseminação de fake news. O combate à disseminação de fake news foi escolhido como aporte para o desenvolvimento das práticas de leitura por influenciar direta e cotidianamente a vida dos estudantes na contemporaneidade. O estudo do tema referencia-se nas concepções de letramentos sociais discutidas por Soares (2003) e Street (2014) e na teoria dos multiletramentos a partir das contribuições de Rojo (2012). A fundamentação teórica das práticas de leitura em sala de aula estão pautadas em Kleiman (2016), Smith (1989), Antunes (2009) e Orlandi (2012). As discussões sobre os desvelamentos das mentiras divulgadas através de fake news fundamentam-se em Barros (2020), Barbosa (2019) e Charaudeau (2016). Esta pesquisa tem como produto um caderno de atividades as quais foram elaboradas fundamentalmente a partir das contribuições de Kleiman (2016), Koch e Elias (2021) e Moura e Rojo (2012).
Abstract: This work is a memorial of academic training started with the author's self-research about her classroom practices. It is in the line of pedagogical research and outlines reflections on the basic and academic training of the researcher teacher as well as the experiences already accumulated by her in her professional life. The purpose of this study is to reflect on the importance of reading in the classroom for the formation of critical readers in the final grades of Elementary School. The main objective of the proposal is the production of a notebook of didactic-pedagogical activities that aims to support the practice of critical-reflective reading in the classroom in order to help in the development of students' criticality and, in this way, combat the spread of fake news. Combating the spread of fake news was chosen as a contribution to the development of reading practices as it directly and daily influences the lives of students in contemporary times. The study of the subject is based on the conceptions of social literacies discussed by Soares (2003) and Street (2014) and on the theory of multiliteracies based on the contributions of Rojo (2012). The theoretical foundation of reading practices in the classroom is based on Kleiman (2016), Smith (1989), Antunes (2009) and Orlandi (2012). Discussions on the unveiling of lies disseminated through fake news are based on Barros (2020), Barbosa (2019) and Charaudeau (2016). This research has as a product a notebook of activities which were fundamentally elaborated from the contributions of Kleiman (2016), Koch and Elias (2021) and Moura and Rojo (2012).
Palavras-chave: Leitura
Formação do leitor crítico
Fake news
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal Da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37704
Data do documento: 8-Fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Ionara Hora1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Caderno de atividades. Pós-defesa. Ionara Hora1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons