Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37662
Tipo: Dissertação
Título: Dignidade já: redes , política e a luta por reconhecimento de drag queens soteropolitanas
Autor(es): Rodrigues, Arilson Ferreira
Primeiro Orientador: Milanez, Felipe
metadata.dc.contributor.referee1: Carreiro, Danilo Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Thürler, Djalma
metadata.dc.contributor.referee3: Milanez, Felipe
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo produzir uma análise interpretativa dos enunciados veiculados em diferentes espaços por Drags Queens soteropolitanas acerca das demandas por reconhecimento da arte transformista enquanto trabalho digno, da formação da identidade Drag regional e das estratégias políticas de resistência. Os enunciados são frutos de desafios situacionais e se apresentam enquanto respostas para problemas que compõe a realidade das artistas como a má-remuneração, os dispositivos estatais e de mercado para a subjetivação dos corpos de acordo com a heteronorma, a captura e padronização da arte pela mídia mainstream e as políticas de um governo que deteriorava as instituições políticas em plena pandemia de covid-19. Para tanto, são utilizados referenciais da teoria queer como Leandro Colling e Paul Preciado para o debate sobre a potência política dos corpos dissidentes, bem como as perspectivas sobre reconhecimento e redistribuição entre Axel Honneth e Nancy Fraser para analisar o caráter normativo da luta pelas artistas. A metodologia se constrói a partir de um empenho criativo da elaboração de uma cartografia que oferece a convergência entre digital e o presencial, onde, através do rastreamento das linhas de forças nas plataformas virtuais e físicas, torna-se possível a montagem de um sentido político de seus discursos.
Abstract: The present dissertation aims to produce an interpretative analysis of the utterances conveyed in the most different spaces by Soteropolitan Drag Queens about their demands for recognition of transformista art as dignified work, the formation of regional Drag identity and their political strategies of resistance. It is considered how the statements are the result of situational challenges and are presented as answers to some of the problems that make the reality of these artists, such as poor remuneration, the undertakings of state and market devices for the subjectivation of bodies according to the heteronorma, the capture and standardization of art by the mainstream media and the policies of a government that deteriorated political institutions in the midst of the covid-19 pandemic. To this end, queer theory theorists such as Leandro Colling and Paul Preciado are used to support the debate on the political potential of dissident bodies, as well as the debates on recognition and redistribution between Axel Honneth and Nacncy Fraser to analyze the meanings attributed to the struggle for artists. The methodology is a creative effort to build a cartography that works the convergence between digital and face- to-face, in which, through the tracking of the lines of forces in the virtual and physical platforms, it becomes possible to assemble a unit of meaning of their speeches.
Palavras-chave: Arte e sociedade - Drag queens
Drag queens - Reconhecimento social - Salvador
Drag queens - Aspectos políticos
CNPq: Arte e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37662
Data do documento: 9-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES, ARILSON_DISSERTAÇÃO MESTRADO.pdfDIGNIDADE JÁ: redes, política e a luta por reconhecimento de Drag Queens soteropolitanas1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.