Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrêa Junior, Elias Santos-
dc.date.accessioned2023-08-11T10:10:51Z-
dc.date.available2023-08-11T10:10:51Z-
dc.date.issued2019-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37660-
dc.description.abstractThe aim of the present work is to investigate the concept of education by Hannah Arendt (1906-1975) and its possible relation to the concept of political freedom, aiming to understand how education can contribute for the creation of a space where freedom can express itself. In the author's writings there is no direct connection between education and politics. In a certain moment, Arendt affirms that those activities are distinct. However, analyzing some fundamental categories within the political scope and education, we realize that there is a bond that connects education and political freedom: natality and the responsibility for the world, that, in education, takes the form of authority. The first one is characterized by the capacity that, we, human beings, have to start something new since birth. The second one is comprehended by the author, in the scope of education, as the responsibility we have for the common world, for our ancestors’ legacy and for the youngest that are being introduced into the world. Therefore, this dissertation analyzes the concept of education by Hannah Arendt, the concept of political freedom defended by the author and the denial of freedom by the philosophical tradition. Lastly, it aims to discuss a possible relation between education and political freedom, tackling the pre-political character of education, and to inquire about its possible relevance, even if it’s not certain, to the preservation and renovation of the public space, a space for achievements and political manifestations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectAspectos políticospt_BR
dc.subjectArendt, Hannah, 1906 -1975 - Contribuições em Educaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherCommon Wordpt_BR
dc.subject.otherFreedompt_BR
dc.subject.otherHannah Arendtpt_BR
dc.titleEducação politica em Hannah Arendt: um estudo dos fenômenos e suas possíveis correlações.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.referee1Almeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.referee2Correia, Adriano Silva-
dc.contributor.referee3Lima, Alessandra Carbonero-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3544854775946373pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar a concepção de educação em Hannah Arendt (1906–1975) e sua possível correlação com o conceito de liberdade política, objetivando compreender de que modo a educação pode contribuir para que a liberdade tenha um espaço onde possa se manifestar. Nos textos da autora não há uma relação direta entre educação e liberdade política. Em certo momento, Arendt chega a afirmar que essas atividades são distintas. Entretanto, ao analisar algumas categorias, que são fundamentais para o âmbito político e para educação, percebe-se que existe um elo que liga educação e política, são elas: a natalidade e a responsabilidade pelo mundo, que na educação assume a forma de autoridade. A primeira se caracteriza pela capacidade que nós, seres humanos, mediante o nascimento, temos de iniciar algo novo. Já a segunda é compreendida pela autora, no âmbito da educação, como a responsabilidade que temos pelo mundo comum, o legado dos nossos antepassados, e pelos mais novos que são introduzidos no mundo. Desse modo, a presente dissertação analisa o conceito de educação em Hannah Arendt, bem como o conceito de liberdade política defendido pela autora e a negação da liberdade pela tradição filosófica. Por fim, pretende-se discutir uma possível relação entre educação e liberdade política, abordando o caráter pré-político da educação, e indagar sobre sua possível relevância, mesmo que incerta, para a preservação e renovação do espaço público, espaço de realização e manifestação da políticapt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC-20230809-WA0073..pdf776,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons