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Tipo: Tese
Título: DANÇAR COM Escoamentos possíveis e Proposições de Aproximação
Título(s) alternativo(s): Dançar com: escoamentos possíveis e proposições de aproximação
Autor(es): Fonseca, Janete Vilela
Primeiro Orientador: Serrano, Leonardo José Sebiane
metadata.dc.contributor.referee1: Domenici, Eloisa Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Ciane
metadata.dc.contributor.referee3: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee4: Araújo, Laura Castro de
metadata.dc.contributor.referee5: Christófaro, Gabriela Córdoba
Resumo: Esta é uma pesquisa que intenta mobilidade. Transitando inicialmente entre as Artes Visuais, a Dança e a Educação Somática, foram incorporados elementos para transmutar nas investigações em dança. De acordo com as oportunidades, os percalços do percurso e do contexto pandêmico, Escoamentos possíveis ocorreram em momentos de surpresa, eventos artísticos e situações de estudo, assim como Proposições de aproximação foram realizadas com colegas do doutorado e em aulas nas graduações em dança, teatro e bacharelado interdisciplinar da UFBA para experimentar, de modo transdisciplinar, a percepção de si e com o outro em movimento. As pessoas que compartilharam das proposições e suas contribuições aparecem ao longo dos textos como coautorias das experiências. Lygia Clark e Suely Rolnik foram importantes referências para confirmar as proposições como modos de atuar e encontrar nos principais verbos das ações da pesquisa um indicativo de método. Este pode ser traduzido como um fazer-desfazer-aprender compartilhado, com atenção especial à distensão temporal, aos micro movimentos, à anatomia viva, à exploração de materialidades e às ações de instrução única. As ações coletivas propostas compõem a urgência de continuar para criar novos sentidos, compartilhar e transformar.
Abstract: This research intends to be mobility. Initially transiting between Visual Arts, Dance and Somatic Education, elements were incorporated to transmute into dance investigations. In accordance with the opportunities, the mishaps of the route, and the pandemic context, Possible flows occurred in moments of surprise, artistic events and study situations. Also, Propositions of approximation were carried out with doctoral colleagues and in classes from the Dance, the Theater, and the Interdisciplinary Bachelor's Degree undergraduate courses at UFBA to experience, in a transdisciplinary way, one’s perception of oneself and with the other in movement. The people who shared the propositions and their contributions appear throughout the texts as co-authors of the experiences. Lygia Clark and Suely Rolnik were important sources to confirm the propositions as ways of acting and finding in the main verbs of the research an indicative of method. This method can be translated as a shared doing-undoing-learning, with special attention to temporal distension, micro movements, living anatomy, exploration of materialities, and single instructional actions. The collective actions proposed make up the urgency to continue to create new meanings, share and transform.
Palavras-chave: dançar com
fazer-desfazer-aprender
escoamentos
proposições de aproximação
anatomia viva
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37594
Data do documento: 11-Out-2022
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