Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37583
Tipo: Dissertação
Título: A NEGAÇÃO NA AQUISIÇÃO BILÍNGUE: INFLUÊNCIA TRANSLINGUÍSTICA NA AQUISIÇÃO DE INGLÊS E ESPANHOL
Título(s) alternativo(s): NEGATION ON BILINGUAL ACQUISITION: TRANSLINGUAL INFLUENCES ON ENGLISH AND SPANISH SIMULTANEOUS ACQUISITION
Autor(es): SOUSA, LARISSA DO NASCIMENTO
Primeiro Orientador: SOUSA, LILIAN TEIXEIRA DE
metadata.dc.contributor.referee1: SOUSA, LILIAN TEIXEIRA DE
metadata.dc.contributor.referee2: CYRINO, JOAO PAULO LAZZARINI
metadata.dc.contributor.referee3: TEMPONI, CRISTIANE NAMIUTTI
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar a interferência translinguística na aquisição bilíngue de inglês e espanhol. O tipo de bilinguismo aqui estudado é o bilinguismo simultâneo, no qual as crianças adquirem desde a primeira infância dois idiomas, sendo que um desses idiomas é apenas utilizado no seio familiar. Buscamos entender se há influência de uma língua sobre a outra no que tange o processo de aquisição da negação. Para tanto, apresentamos nesse trabalho algumas conceituações de bilinguismo e a importância do contexto de aquisição, falamos também sobre a aquisição bilíngue e aquisição da linguagem sobre a perspectiva gerativa. Além disso, através de dados coletados na plataforma CHILDES buscamos criar hipóteses sobre os estágios de aquisição da negação em indivíduos bilingues simultâneos. Como aporte teórico essencial para a pesquisa temos Hamers e Blanc (2000), Chomsky.
Abstract: The present work aims to verify the cross-linguistic influence in the acquisition of bilingual English and Spanish. The type of bilingualism studied here is simultaneous bilingualism, in which children acquire two languages from early childhood, and one of these languages is only used within the family. We seek to understand whether there is an influence of one language on the other regarding the process of acquisition of negation. To this end, we present a work on conceptualizations of billinguism and we also talk about bilingual acquisition and language acquisition from a generative perspective. In addition, through data collected on the CHILDES platform, we created a hypotheses about the process of acquiring negation in simultaneous bilinguals. As an essential theoretical contribution to the research we mention Hamers and Blanc (2000), Chomsky.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Bilinguismo simultâneo
Negação
Influência translinguística
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37583
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_Larissa___A_negacao_na_aquisio_bilngue_verso_final.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons