Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37553
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
Otros títulos : Context model for avatar adaptation: a case study in a crowdsourcing system.
Modelo de contexto para adaptación de avatares: un estudio de caso en un sistema de crowdsourcing.
metadata.dc.creator: Ribeiro, Ailton Santos
Pestana, Maria Clara Tenório
Santos, Vaninha Vieira dos
Amorim, Ana Maria Paranhos de
metadata.dc.description.resumo: Avatar é uma criatura que representa uma pessoa em particular em um ambiente virtual. Ao permitir a interação em aplicações, o avatar tornou-se bastante popular em games e está também se tornando uma realidade em outros domínios. Construído a partir de informações de contexto do usuário, ele fornece imersão e senso de presença em aplicações. A literatura indica que o comportamento das pessoas pode ser influenciado pelas características do seu avatar. Uma lacuna na literatura sugere a necessidade de um formalismo para ajudar os desenvolvedores a adaptar o avatar ao contexto do usuário. Neste artigo, propomos um modelo de contexto para adaptação de avatar. Para isso, realizamos um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. Um dos desafios dos sistemas crowdsourcing está em como motivar os usuários a dar suas contribuições e mantê-los ativos e motivados. A individualização e personalização do avatar com informações contextuais pode favorecer a interação entre o usuário e aplicações. Um experimento foi realizado a fim de verificar essa hipótese e permitir discussões para melhoria do modelo.
Resumen : Avatar is a creature that represents a specific person in a virtual environment. By enabling interaction in applications, avatars have become very popular in games and are also becoming a reality in other domains. Built from user context information, they provide immersion and a sense of presence in applications. Literature indicates that people's behavior can be influenced by the characteristics of their avatars. A gap in the literature suggests the need for a formalism to assist developers in adapting avatars to the user's context. In this article, we propose a context model for avatar adaptation. To achieve this, we conducted a case study in a crowdsourcing system. One of the challenges of crowdsourcing systems lies in motivating users to contribute and keeping them active and motivated. The individualization and personalization of avatars with contextual information can promote interaction between the user and applications. An experiment was conducted to verify this hypothesis and facilitate discussions for model improvement.
Palabras clave : Avatar
Personalização
Context-Awareness
Crowdsourcing
Motivação
Imersão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
Citación : RIBEIRO, Ailton Santos; PESTANA, Maria Clara Tenório; SANTOS, Vaninha Vieira dos; AMORIM, Ana Maria Paranhos de. Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), 2018. Foz do Iguaçu. SBC, p. 205-214.ISSN: 2179-2259.
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37553
Fecha de publicación : 29-oct-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho Apresentado em Evento (PGCOMP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
188156.pdfArtigo de RIBEIRO, A. S. ; PESTANA, M. C. T. ; AMORIM, A. M. P. ; SANTOS, V. V. . Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. In: SBGames, 2018.1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons