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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Ailton Santos-
dc.creatorPestana, Maria Clara Tenório-
dc.creatorSantos, Vaninha Vieira dos-
dc.creatorAmorim, Ana Maria Paranhos de-
dc.date.accessioned2023-08-07T09:04:47Z-
dc.date.available2023-08-07T09:04:47Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ailton Santos; PESTANA, Maria Clara Tenório; SANTOS, Vaninha Vieira dos; AMORIM, Ana Maria Paranhos de. Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), 2018. Foz do Iguaçu. SBC, p. 205-214.ISSN: 2179-2259.pt_BR
dc.identifier.issn2179-2259pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37553-
dc.description.abstractAvatar is a creature that represents a specific person in a virtual environment. By enabling interaction in applications, avatars have become very popular in games and are also becoming a reality in other domains. Built from user context information, they provide immersion and a sense of presence in applications. Literature indicates that people's behavior can be influenced by the characteristics of their avatars. A gap in the literature suggests the need for a formalism to assist developers in adapting avatars to the user's context. In this article, we propose a context model for avatar adaptation. To achieve this, we conducted a case study in a crowdsourcing system. One of the challenges of crowdsourcing systems lies in motivating users to contribute and keeping them active and motivated. The individualization and personalization of avatars with contextual information can promote interaction between the user and applications. An experiment was conducted to verify this hypothesis and facilitate discussions for model improvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvatarpt_BR
dc.subjectPersonalizaçãopt_BR
dc.subjectContext-Awarenesspt_BR
dc.subjectCrowdsourcingpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectImersãopt_BR
dc.subject.otherAvatarpt_BR
dc.subject.otherPersonalizationpt_BR
dc.subject.otherContext-Awarenesspt_BR
dc.subject.otherCrowdsourcingpt_BR
dc.subject.otherMotivationpt_BR
dc.subject.otherImmersionpt_BR
dc.titleModelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.pt_BR
dc.title.alternativeContext model for avatar adaptation: a case study in a crowdsourcing system.pt_BR
dc.title.alternativeModelo de contexto para adaptación de avatares: un estudio de caso en un sistema de crowdsourcing.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.citation.issueXVIIpt_BR
dc.description.resumoAvatar é uma criatura que representa uma pessoa em particular em um ambiente virtual. Ao permitir a interação em aplicações, o avatar tornou-se bastante popular em games e está também se tornando uma realidade em outros domínios. Construído a partir de informações de contexto do usuário, ele fornece imersão e senso de presença em aplicações. A literatura indica que o comportamento das pessoas pode ser influenciado pelas características do seu avatar. Uma lacuna na literatura sugere a necessidade de um formalismo para ajudar os desenvolvedores a adaptar o avatar ao contexto do usuário. Neste artigo, propomos um modelo de contexto para adaptação de avatar. Para isso, realizamos um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. Um dos desafios dos sistemas crowdsourcing está em como motivar os usuários a dar suas contribuições e mantê-los ativos e motivados. A individualização e personalização do avatar com informações contextuais pode favorecer a interação entre o usuário e aplicações. Um experimento foi realizado a fim de verificar essa hipótese e permitir discussões para melhoria do modelo.pt_BR
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188156.pdfArtigo de RIBEIRO, A. S. ; PESTANA, M. C. T. ; AMORIM, A. M. P. ; SANTOS, V. V. . Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. In: SBGames, 2018.1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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