Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37552
Tipo: Dissertação
Título: Guia metodológico de construção participativa de marcas coletivas.
Título(s) alternativo(s): Methodological guide for the participatory construction of collective brands.
Autor(es): Xavier, Marlon Lacerda
Primeiro Orientador: Cardoso, Hugo Saba Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Hugo Saba Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Marcio Luis Valença
metadata.dc.contributor.referee3: Nolasco, Ângela Xavier de Souza
Resumo: A proposta do Guia Metodológico de Construção Participativa de Marcas Coletivas visa utilizar o Co-Design como uma maneira de combater a desigualdade social através de práticas que buscam sustentabilidade, equidade sócio-ambiental, inclusão sócioprodutiva, buscando utilizar recursos de design social para promover maior capacidade competitiva para empreendimentos populares. Esta pesquisa entende que as práticas participativas ocupam destaque no meio produtivo, e a tendência é que as práticas centradas no usuário sejam cada vez mais requeridas na prática do design e em todas as formas de trabalhar inovação e tecnologia. O Brasil ainda se encontra com baixos índices de produção acadêmica sobre o assunto, fazendo da presente pesquisa uma contribuição para o grande debate, voltado para profissionais de criação e para todo o campo acadêmico.
Abstract: The Methodological Guide for Participatory Construction of Collective Brands proposition aims to use Co-Design as a way to fight the social inequality through sustainable practices, social and environmental equity, human-centered productive inclusion, looking for a social use for design resources to promote more competitive skills for popular ventures. This research understands that participatory practices are prominent in the productive environment, and the future is that user-centered practices are increasingly required in design practice and in all kinds of works in innovation and technology field. Brazil still has low levels of academic production on that subject, making this research a contribution to the great discussion, for creative professionals and the entire scholar members.
Palavras-chave: Propriedade Intelectual.
Design de Marcas.
Design Participativo.
Marcas Coletivas.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)
Citação: XAVIER, Marlon Lacerda. Guia metodológico de construção participativa de marcas coletivas. 2020. 199 f. il. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT) - Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37552
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFNIT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marlon_xavier (1).pdfDissertação de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Marlon Lacerda Xavier56,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.