Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Marlon Lacerda-
dc.date.accessioned2023-08-07T08:33:06Z-
dc.date.available2023-08-07T08:33:06Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationXAVIER, Marlon Lacerda. Guia metodológico de construção participativa de marcas coletivas. 2020. 199 f. il. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT) - Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37552-
dc.description.abstractThe Methodological Guide for Participatory Construction of Collective Brands proposition aims to use Co-Design as a way to fight the social inequality through sustainable practices, social and environmental equity, human-centered productive inclusion, looking for a social use for design resources to promote more competitive skills for popular ventures. This research understands that participatory practices are prominent in the productive environment, and the future is that user-centered practices are increasingly required in design practice and in all kinds of works in innovation and technology field. Brazil still has low levels of academic production on that subject, making this research a contribution to the great discussion, for creative professionals and the entire scholar members.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPropriedade Intelectual.pt_BR
dc.subjectDesign de Marcas.pt_BR
dc.subjectDesign Participativo.pt_BR
dc.subjectMarcas Coletivas.pt_BR
dc.subject.otherIntellectual property.pt_BR
dc.subject.otherBrand Design.pt_BR
dc.subject.otherParticipatory Design.pt_BR
dc.subject.otherCollective Brands.pt_BR
dc.titleGuia metodológico de construção participativa de marcas coletivas.pt_BR
dc.title.alternativeMethodological guide for the participatory construction of collective brands.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Hugo Saba Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0001-8402-6416pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966167015825708pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Hugo Saba Pereira-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0001-8402-6416pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966167015825708pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Marcio Luis Valença-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2376-0160pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0777733127275321pt_BR
dc.contributor.referee3Nolasco, Ângela Xavier de Souza-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9514-217Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744079132873538pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4863-6000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5520605068461813pt_BR
dc.description.resumoA proposta do Guia Metodológico de Construção Participativa de Marcas Coletivas visa utilizar o Co-Design como uma maneira de combater a desigualdade social através de práticas que buscam sustentabilidade, equidade sócio-ambiental, inclusão sócioprodutiva, buscando utilizar recursos de design social para promover maior capacidade competitiva para empreendimentos populares. Esta pesquisa entende que as práticas participativas ocupam destaque no meio produtivo, e a tendência é que as práticas centradas no usuário sejam cada vez mais requeridas na prática do design e em todas as formas de trabalhar inovação e tecnologia. O Brasil ainda se encontra com baixos índices de produção acadêmica sobre o assunto, fazendo da presente pesquisa uma contribuição para o grande debate, voltado para profissionais de criação e para todo o campo acadêmico.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFNIT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marlon_xavier (1).pdfDissertação de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Marlon Lacerda Xavier56,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.