Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37547
Tipo: Dissertação
Título: A comunicação audiovisual como estratégia de cuidado à família na UTI neonatal no contexto pandêmico – interface entre acolhimento, comunicação e educação
Autor(es): Machado, Iara Caroline Silva
Primeiro Orientador: Medeiros, Danielle Souto de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Nunes, Emanuelle Caires Dias Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Danielle Souto de
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Emanuelle Caires Dias Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Prado, Nília Maria de Brito Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Raquel Cristina Gomes
Resumo: A exploração do uso das mídias digitais, pode ser uma boa estratégia de práticas educativas no cenário pandêmico. Esse recurso parece ser um bom aliado para fins de informação e comunicação em saúde da equipe com os familiares de bebês hospitalizados na UTIN. A comunicação, inclusive, entre equipe e família é um aspecto de grande valoração entre estes cuidadores. Quando a equipe provém informações efetivas aos pais, eles tornam-se mais seguros quanto a assistência que está sendo prestada ao seu filho., compreende o que está sendo ofertado a ele e, ainda que na vulnerabilidade das circunstâncias da hospitalização, impacta na redução do estresse culminado no acolhimento o que pode repercutir no fortalecimento do vínculo equipe- família-bebê. O presente estudo teve como objetivo produzir e validar vídeos educativos como ferramenta de apoio informativo da equipe multidisciplinar para os familiares de bebês hospitalizados na UTIN. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico e aconteceu seguindo as três etapas operacionais deste estudo: elaboração dos vídeos educativos intitulados “Prematuridade”, “Monitor” e “Sonda Gástrica”; validação dos vídeos produzidos por uma comissão de especialistas conforme suas expertises nas temáticas e tecnologia utilizada (análise quantitativa), e avaliação dos vídeos por meio da análise dos dados coletados entre os participantes (análise qualitativa). Os vídeos foram validados por 14 peritos das áreas multidisciplinar (13) e comunicação audiovisual (01) nos blocos: objetivo, conteúdo e qualidade do som, da imagem e da animação, contemplando um total de 19 assertivas julgadas por vídeo. As questões fechadas foram descritas por meio da frequência simples e percentual relativa e as abertas foram submetidas a análise de conteúdo de Bardin. Na análise quantitativa, a estimativa do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global, gerou valores entre 99,2% e 99,6%. Na análise qualitativa, os pontos de convergência das falas, deram origem a três categorias de análise: 1) Acolhimento da família na UTIN mediado por recurso audiovisual; 2) Comunicação entre equipe e família na UTIN mediada por recurso audiovisual; 3) Educação em saúde para a família sobre a UTIN através do recurso audiovisual. Os três produtos técnicos foram validados e têm sua qualidade atestada, quase que unanimemente, por meio dos indicadores utilizados. Os discursos produzidos pelos participantes se entrelaçavam com a Teoria Ambientalista de Florence Nightingale, por meio da associação de qualificação das ambiências da teoria (psicológica, social e física), presentes na UTIN, à melhora dos processos de cuidado dos profissionais para com os usuários e seus familiares. Os avaliadores consideraram que os vídeos proporcionaram, pela sua narrativa, criatividade e sensibilidade, acolhimento no trato dos temas. Classificaram como uma ferramenta de apoio inovadora, benéfica e inteligível à comunicação da equipe junto aos pais no processo de hospitalização dos filhos. Os achados desse estudo concluem que a utilização de vídeo educativo, do tipo animação, como tecnologia educativa, pode ter um impacto favorável em sua utilização como estratégia de educação em saúde, na perspectiva de apresentar e iluminar os pais de neonatos hospitalizados, sobre as condições e procedimentos mais frequentes na UTIN. Apesar da validação com os experts, faz-se importante novos estudos que avaliem sua aplicabilidade com o público-alvo: os pais. Ademais, essa pesquisa suscita, ainda, o investimento na tecnologia audiovisual no ambiente da UTIN, pois soma aos interesses profissionais locais o desenvolvimento de novos vídeos que otimizem a comunicação do binômio equipe-família.
Abstract: Exploring the use of digital media can be a good practice strategy education in the pandemic scenario. This resource seems to be a good ally for purposes of health information and communication of the team with the families of babies hospitalized in the NICU. Communication, including between the team and the family, is an aspect of great value among these caregivers. When the team provides information effective for parents, they become more confident about the assistance being provided. provided to her son., understands what is being offered to him and, even though in the vulnerability of hospitalization circumstances, impact on stress reduction culminated in welcoming, which can have repercussions on strengthening the team- baby-family. The present study aimed to produce and validate educational videos as an informative support tool of the multidisciplinary team for the relatives of babies hospitalized in the NICU. This is a development study methodological and happened following the three operational stages of this study: elaboration educational videos entitled “Prematurity”, “Monitor” and “Gastric Probe”; validation of the videos produced by a commission of specialists according to their expertise in the themes and technology used (quantitative analysis), and evaluation of videos through the analysis of the data collected among the participants (analysis qualitative). The videos were validated by 14 experts from the multidisciplinary areas (13) and audiovisual communication (01) in the blocks: objective, content and sound quality, image and animation, covering a total of 19 assertions judged by video. To the closed questions were described using simple frequency and relative percentage and the open ones were submitted to Bardin's content analysis. In the quantitative analysis, the estimate of the global Content Validity Index (CVI), generated values ​​between 99.2% and 99.6%. In the qualitative analysis, the points of convergence of the speeches, gave rise to three categories of analysis: 1) Reception of the family in the NICU mediated by resource audio-visual; 2) Resource-mediated communication between staff and family in the NICU audio-visual; 3) Health education for the family about the NICU through the resource audio-visual. The three technical products were validated and have their quality attested, almost unanimously, through the indicators used. The speeches produced by the participants were intertwined with the Environmentalist Theory of Florence Nightingale, through the qualification association of the ambiences of the theory (psychological, social and physical), present in the NICU, to the improvement of care processes professionals towards users and their families. The evaluators considered that the videos provided, due to their narrative, creativity and sensitivity, reception in dealing with the themes. Classified as a support tool innovative, beneficial and intelligible communication between the team and parents in the process of children's hospitalization. The findings of this study conclude that the use of video educational, animation type, as an educational technology, can have a favorable impact in its use as a health education strategy, with a view to presenting and enlighten parents of hospitalized neonates on the conditions and procedures most frequent in the NICU. Despite the validation with the experts, it is important to new studies that evaluate its applicability with the target audience: parents. Furthermore, this research also raises the investment in audiovisual technology in the NICU environment, as it adds to local professional interests the development of new videos that optimize team-family binomial communication.
Palavras-chave: Vídeos educativos
Comunicação
Acolhimento
Pais
Equipe multidisciplinar
Unidade de terapia intensiva neonatal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto Multidisciplinar em Saúde / Campos Anísio Teixeira - UFBA
Sigla da Instituição: IMS/CAT - UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Outro
Citação: MACHADO, Iara Caroline Silva. A comunicação audiovisual como estratégia de cuidado à família na UTI neonatal no contexto pandêmico – interface entre acolhimento, comunicação e educação. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira - Universidade Federal da Bahia, Vitória da Conquista. 2022
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37547
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PPGPS - IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Iara Machado.pdfDissertação PPGPS2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.