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Tipo: Tese
Título: “CADÊ O LINK, PROFESSORA?” DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
Título(s) alternativo(s): “WHERE'S THE LINK, TEACHER?”: THE CHALLENGES OF EMERGENCY REMOTE TEACHING FOR STUDENTS WITH DISABILITIES IN THE CONTEXT OF PUBLIC SCHOOLS
Autor(es): SILVA, NELMA TEIXEIRA DA
Primeiro Orientador: SILVA, SIMONE BUENO BORGES DA
metadata.dc.contributor.referee1: SILVA, SIMONE BUENO BORGES DA
metadata.dc.contributor.referee2: BAPTISTA, LIVIA MARCIA TIBA RADIS
metadata.dc.contributor.referee3: COSTA, SUZANE LIMA
metadata.dc.contributor.referee4: FIDALGO, SUELI SALES
metadata.dc.contributor.referee5: SANCHO GIL, JUANA MARIA
Resumo: Meu objetivo nesta pesquisa é compreender como aconteceu o ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência, a partir do entrelaçamento entre professores, estudantes, materiais didáticos e tecnologias numa postura analítica para além da dicotomia humano-não- humano na construção pedagógica do modelo de ensino que se desenhou na pandemia do Covid-19, considerando o contexto de uma escola pública estadual de Guanambi/BA. Com base nesta problemática, a tese defendida neste trabalho é a de que o ensino remoto emergencial na escola pública, bem como as estratégias pedagógicas agenciadas neste modelo de ensino não levaram em consideração as necessidades específicas dos estudantes com deficiência, especialmente no que se refere à acessibilidade e inclusão deste coletivo nas práticas pedagógicas durante a pandemia. Nesse cenário, busquei compreender também como os estudantes reagiram e se adaptaram a este modelo de escola, com base em dois eixos centrais dos quais emergiram os fluxos de análise: a) a perspectiva sociomaterial e o agenciamento de humanos e não-humanos na rede do ensino remoto emergencial, identificando as variáveis que dificultaram ou facilitaram a acessibilidade ao ensino remoto e aos objetos de ensino-aprendizagem a partir do material didático “Cadernos de Apoio à Aprendizagem” da área de Linguagens, das tecnologias digitais e dos documentos oficiais na perspectiva da educação inclusiva e da pedagogia dos multiletramentos, no contexto pesquisado e de que modo a sociomaterialidade e o agenciamento desses atores não-humanos se tornam visíveis e influenciam e afetam as práticas pedagógicas e o cotidiano dos atores sociais que forjam a escola e quais as consequências de tal materialidade no cenário do ensino remoto emergencial para os estudantes com deficiência e b) como os estudantes com deficiência aprenderam (ou não) no ensino remoto, com base em suas narrativas, percepções e singularidades e também nas narrativas e nas percepções de seus familiares, de seus professores e da gestão escolar local e estadual da escola pública em que atuo. Optei pela abordagem ontoepistemológica da pesquisa pós-qualitativa (LATHER; ST. PIERRE, 2013; ST. PIERRE, 2017; ULMER, 2017), pois além de ampliar a visão para outras epistemologias pós-humanistas, é um modo de conhecer aberto e flexível que se alimenta do entrelaçamento das associações entre todos os atores sociais humanos e não-humanos (LATOUR, 2012) que fazem a pesquisa acontecer e entende que estes indivíduos não se produzem sozinhos, separados das coisas e do ambiente, mas em associação com um mundo em constante deslocamento. Para isso, utilizei a cartografia como um modo de compreender (ainda que parcialmente) a complexidade do objeto desta pesquisa, a partir da análise dos fluxos dos acontecimentos, das narrativas e relatos dos atores sociais colaboradores da pesquisa, rastreando os entrelaçamentos entre humanos e não-humanos que compuseram o rizoma do ensino remoto emergencial no território pesquisado.
Abstract: My general objective in this research is to understand how emergency remote teaching happened for students with disabilities, based on the intertwining between teachers, students, teaching materials, and technologies in an analytical posture that goes beyond the human-non-human dichotomy in the pedagogical construction of this teaching model that was designed in the Covid-19 pandemic, considering the context of a state public school in Guanambi/BA. In this scenario, I also try to understand how students and teachers reacted and adapted to this school model, based on their narratives, perceptions, and singularities. Especially with regard to students with disabilities, to identify the variables that hampered or facilitated the accessibility to remote teaching and the teaching-learning objects of the didactic material "Learning Support Notebooks" in the area of Languages, from the perspective of inclusive education and of the pedagogy of multiliteracies, in the researched context. I opted for the ontoepistemologies approach of post-qualitative research (LATHER and PIERRE, 2013; PIERE, 2017; ULMER, 2017), because in addition to expanding the vision to other post-humanist epistemologies, it is an open and flexible way of knowing that feeds on the intertwining of associations between all human and non-human social actors (LATOUR, 2012) that make the research happen and understand that these individuals do not produce themselves alone, separated from things and the environment, but in intra-actions with a world in constant displacements. In this sense, I question how sociomateriality and the agency of digital technologies become visible and how they influence and affect pedagogical practices and the daily lives of social actors who forge the school, and what are the consequences of such materiality in the emergency remote teaching scenario. For this, I use cartography as a method that helps to understand (albeit partially) the complexity of the object of this research. I emphasize that this is research still under construction. Thus, the understandings brought in this text do not yet constitute an in-depth analysis of the data, since other data are emerging in the course of the research.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Educação inclusiva
Tecnologias digitais
Cartografia
Pesquisa pós-qualitativa
Escola pública
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37502
Data do documento: 30-Nov-2022
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