Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37483
Tipo: Dissertação
Título: Branquitude normativa no livro didático de inglês: perpetuação do racismo e manutenção de privilégios
Autor(es): Passos, Tarsila Batista
Primeiro Orientador: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Terezinha Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, gabriel Nascimento dos
Resumo: O Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) é destinado a assegurar que os livros didáticos distribuídos nas escolas públicas brasileira estejam de acordo com a legislação, as diretrizes e as normas oficiais relativas à Educação nacional. Atualmente, há em vigor políticas curriculares que buscam reconhecer e valorizar a identidade, história e cultura de afrobrasileiros, além de combater o racismo e as discriminações através da educação. Os livros didáticos podem contribuir para ratificar ou desconstruir o racismo e o ensino-aprendizagem de inglês não fica de fora dessas discussões. Questões étnico-raciais em livros didáticos de inglês têm sido tema de estudos no Brasil há pelo menos duas décadas. No entanto, uma das lacunas identificadas em pesquisas linguísticas sobre questões raciais é a ausência do branco como tema de estudo. O segmento racial que deu origem às práticas racistas acaba ficando isento do seu lugar no que diz respeito às desigualdades raciais. Portanto, essa pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e base documental, tem por objetivo analisar e demonstrar ‘se’ e ‘como’ os mecanismos da branquitude são acionados para reforçar a identidade racial branca como norma e naturalizar a super-representação branca e euro-estadunidense em livros didáticos de língua inglesa produzida no Brasil. Com base nos dados coletados a partir de uma coleção didática voltada para o Ensino Fundamental 2, foi feita uma análise dos conteúdos referentes à cor das pessoas representadas, às identidades sociais de raça e o modo como o status da língua inglesa como língua franca e a dimensão intercultural preconizadas na BNCC foram tratados em relação à representação social e discussões propostas, atestando que, a despeito de alguns pontos positivos elencados, ainda há o predomínio da representação da identidade branca como norma, com cidadania plena e uma diversidade maior de profissões nas quais foram representadas, o reforço do falante de inglês branco euro-estadunidense, além de equívocos e falta de aprofundamento ao tratar de questões pertinentes para a reflexão crítica acerca da aprendizagem da língua, na contramão da proposta dos documentos oficiais. Os resultados apontam para a legitimação da branquitude como norma de humanidade, além de relacionar os privilégios raciais dos brancos – que moldam a língua inglesa como capital cultural indispensável à mobilidade e à ascensão social – à perpetuação do racismo nos livros didáticos.
Abstract: The National Book and Textbook Program (PNLD) is intended to ensure that textbooks distributed in Brazilian public schools comply with the legislation, guidelines and official norms related to national Education. Currently, there are curriculum policies in force that seek to recognize and value the identity, history and culture of Afro-Brazilians, in addition to combating racism and discrimination through education. Textbooks can contribute to reinforce or deconstruct racism and teaching and learning English is not left out of these discussions. Ethnic-racial issues in English textbooks have been the subject of studies in Brazil for at least two decades. However, one of the gaps identified in linguistic research on racial issues is the absence of white as a subject of study. The racial segment that gave rise to racist practices ends up being exempt from its place with regard to racial inequalities. Therefore, this qualitative research, with an interpretive nature and documental basis, aims to analyze and demonstrate 'if' and 'how' the mechanisms of whiteness are activated to reinforce white racial identity as a norm and naturalize white and Euro-American over-representation in a textbook collection of English produced in Brazil. Based on the data from the collection aimed at Elementary School, were analyzed the contents referring to the color of the people represented, the social identities of race and the way in which the status of the English language as a lingua franca and the intercultural dimension advocated by the BNCC were treated in relation to social representation and proposed discussions, attesting that, despite some positive points listed, there is still a predominance of the representation of white identity as a norm, with full citizenship and a greater diversity of professions in which they were represented, the reinforcement of the European-American white English speaker, in addition to misunderstandings and lack of depth when dealing with relevant issues for critical reflection on language learning, contrary to suggested by official documents. The results point to the legitimation of whiteness as a norm of humanity, in addition to relating the racial privileges of whites – which shape the English language as an indispensable cultural capital for mobility and social ascension – for the perpetuation of racism in textbooks.
Palavras-chave: Branquitude
Línguainglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Livro didático
Língua franca
Racismo na educação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37483
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.