Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37481
Tipo: Dissertação
Título: Carga vocal de professores universitários: estudo exploratório
Primeiro Orientador: Masson, Maria Lúcia Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Masson, Maria Lúcia Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Viola, Denise Nunes
metadata.dc.contributor.referee3: Cantor-Cutiva, Lady Catherine
Resumo: Introdução: o uso intensivo da voz sob altos níveis de ruído e acústica inadequada são fatores de risco para disfonias. Porém, os limites seguros para prevenção ainda são desconhecidos e as propostas de intervenção coletiva são limitadas. Objetivo: verificar os efeitos da carga vocal em uma sala de grande capacidade na qualidade vocal de professores universitários. Método: estudo exploratório, observacional, longitudinal, com grupo único de sujeitos e dados primários de monitoramento vocal durante duas semanas. Foram realizadas caracterização acústica da sala, avaliação perceptivo-auditiva e acústica das amostras de voz antes e após e dosimetria vocal durante as aulas. O tratamento estatístico dos dados consistiu em análise descritiva e método de aleatorização, adotando-se o nível de significância estatística de p<0,05. Resultados: a prevalência de distúrbios de voz foi de 20%. Todos os participantes afirmaram falar alto nas aulas e a maioria (80%) referiu alteração vocal nos últimos seis meses e problemas de saúde relacionados à voz. A sala de aula desocupada apresentou níveis de pressão sonora equivalente, variando entre 55 dB e 57,3 dB. Os tempos de reverberação variaram de 1,12 s a 3,24 s (nas frequências de 250 Hz a 8000 Hz) e os índices de transmissão de fala, de 0,31 a 0,38. Os docentes apresentaram altas doses vocais em sala de aula com uso de intensidades elevadas, variando de 108,66 dB a 118,97 dB. Na análise descritiva, houve elevação da média, após as aulas, nas duas semanas, do escore geral do CAPE-V (4,6mm e 11mm), do jitter (0,08% e 0,01%), da frequência fundamental da vogal (7,2 Hz e 15,35 Hz) e da fala encadeada (17,42 Hz e 8,7 Hz) e da intensidade média (2,40 dB e 1,73 dB) e máxima (1,79 dB e 1,59 dB). As médias dos Índices de Fadiga Vocal apresentaram-se fora da normalidade, elevando-se na segunda semana (18 e 22,6). Foram encontradas diferenças significativas nas variáveis de ruído (antes da aula entre as semanas, pseudo p-valor = 0,02) e intensidade máxima, (depois da aula entre as semanas e entre o início e o final do estudo, pseudo p-valor = 0, para ambas). Houve correlação significativa entre tempo de fonação e grau geral do CAPE-V (pseudo p-valor=0,02) e entre dose de distância e intensidade máxima (pseudo p-valor=0,02). Conclusões: as doses e os Índices de Fadiga Vocal mostraram-se elevados, possivelmente impactados pela demanda vocal de sala de aula. A elevação da média do Índice de Fadiga Vocal na segunda semana pode ser decorrente do aumento da sensação de fadiga cumulativa. O CAPE-V pode auxiliar no acompanhamento longitudinal de professores no ambiente laboral, auxiliando no acompanhamento da instalação de um possível DVRT. A dose de distância pode ser útil no monitoramento vocal e novos estudos a partir dela poderão fornecer dados para o estabelecimento de doses vocais seguras para professores. Sugerem-se novos estudos com amostras maiores e em sala de aula condicionada acusticamente, visando investigar possíveis relações entre demanda, resposta à demanda, esforço e fadiga vocal em diferentes contextos ocupacionais e prover dados para intervenções coletivas.
Abstract: Introduction: The intensive voice use under high noise levels and inadequate acoustics are risk factors for dysphonia. However, the safe limits for prevention are still unknown and the proposals for collective intervention are limited. Objective: verify the effects of vocal load in a large capacity classroom on the vocal quality of university professors. Method: exploratory, observational, longitudinal study, with a single group of subjects and primary vocal monitoring data for two weeks. Acoustic characterization of the classroom, auditory perceptual and acoustic evaluation of voice samples before and after and vocal dosimetry during classes were performed. The statistical treatment of the data consisted of descriptive analysis and randomization method, adopting the level of statistical significance of p<0.05. Results: the prevalence of voice disorders was 20%. All participants reported speaking loudly in class and the majority (80%) reported voice alterations in the last six months and voice related health problems. The unoccupied classroom presented equivalent sound pressure levels, varying between 55 dB and 57.3 dB. The reverberation times ranged from 1.12 s to 3.24 s (at frequencies from 250 Hz to 8000 Hz) and the speech transmission indices ranged from 0.31 to 0.38. The professors presented high vocal doses in the classroom with the use of high vocal intensity, ranging from 108.66 dB to 118.97 dB. In the descriptive analysis, there was an increase in the average, after classes, in the two weeks of the general CAPE-V score (4.6mm and 11mm), of jitter (0.08% and 0.01%), of the fundamental frequency of the vowel (7.2 Hz and 15.35 Hz) and connected speech (17.42 Hz and 8.7 Hz) and of the average (2.40 dB and 1.73 dB) and maximum intensity (1.79 dB and 1.59 dB). The averages of the Vocal Fatigue Indexes were outside the normal range, increasing in the second week (18 and 22.6). Significant differences were found in noise variables (before class between weeks, pseudo p value = 0.02) and maximum intensity (after class between weeks and between the beginning and end of the study, pseudo p-value = 0, for both). There was a significant correlation between phonation time and overall CAPE-V grade (pseudo p-value=0.02) and between distance dose and maximum intensity (pseudo p-value=0.02). Conclusions: the doses and the Vocal Fatigue Indexes were shown to be high, possibly impacted by the vocal demand in the classroom. The increase in the mean Vocal Fatigue Index in the second week may be due to the increase in the sensation of cumulative fatigue. CAPE-V can assist in the longitudinal monitoring of teachers in the work environment, helping to monitor the installation of a possible DVRT. The distance dose can be useful in vocal monitoring, and further studies based on it may provide data for the establishment of safe vocal doses for teachers. Further studies with larger samples and in an acoustically conditioned classroom are suggested, aiming to investigate possible relationships between demand, demand response, effort and vocal fatigue in different occupational contexts and provide data for collective interventions.
Palavras-chave: Docentes
Professores do ensino superior
Professor universitário
Carga vocal
Dose vocal
Monitoramento vocal
Disfonia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37481
Data do documento: 21-Fev-2021
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