Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37450
Tipo: Dissertação
Título: A construção do telúrico e do imaginário em Osório Alves de Castro
Autor(es): Santos, Vagnr de Souza
Primeiro Orientador: Rossoni, Igor
metadata.dc.contributor.referee1: Rossoni, Igor
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Carla Dameane Pereira de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Cândido da Costa e
Resumo: Visa-se analisar a produção romanesca do escritor baiano Osório Alves de Castro, delimitada no modo como se estabelece a construção dos elementos do telúrico em Porto Calendário (1961) e do imaginário a partir da narrativa de Maria Fecha a Porta prau boi não te pegar (1978). A pesquisa, de cunho bibliográfico, tendo em vista o caráter pluridimensional da obra em tela, procede-se, então, abordagem temática dos referidos eventos apresentados no corpus. O enfoque existencial e a abertura filosófica distinguem a narrativa osoriana, não obstante, a inserção na crítica social característica da geração pós 1930. Deste modo, inicialmente no trabalho pensa-se o tecido da escrita do autor e sublinha questões espraiadas no texto, a saber, as complexas referências socio-históricas e a composição poético-filosófico da obra (ARAÚJO, 2008; 2009); (VALVERDE, 2007; 2008). O espaço/paisagem sertanejo narrado por Osório imerge em dado telurismo plurissignificativo e simbólico, visto além do aspecto fixo e circundante, atravessado pelo imaginário e devidas articulações com o poder do mito. A partir disso, na segunda seção envereda-se no telúrico, mas também a ambiência, ou seja, os elementos naturais a ele conectados, procura-se analisar leituras possíveis de materialidade e geopoética na obra de Osório (BACHELARD, 2003; 2008); (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2006); (MACEDO, 2018). No último momento, aborda-se a composição do imaginário e do mito como tecido que envolve a espacialidade e narrativa. O imaginário como um conjunto de imagens que, relacionadas entre si, constituem o pensamento do homem (DURAND, 2012). Portanto, considera-se a primazia do texto e, a partir disso, mobiliza-se aportes teóricos como instrumentos operadores de leitura na análise das seções. Procura-se revisitar a obra osoriana para regar-lhe a seara de criação e motivar a discussão teórica sobre a mesma, apresentando aos leitores que a desconhecem.
Abstract: This work aims to analyse the romanesque production by the Bahian writer Osório Alves de Castro, it delimited the way he stablishes the construction of telluric elements in Porto Calendário (1961) and its imaginary from Maria Fecha a porta prau boi não te pegar(1978). The research has bibliographic nature, considering the pluridimensional character of the work focused, then proceeds thematic approach of the referred events presented in the corpus. The existential approach and philosophical openness distinguish the Osorian narrative, as well as the insertion in the social criticism, characteristic of the post-1930 generation. Thus, initially in the work we think of the fabric of the author's writing and underlines issues spread in the text, namely the complex socio-historical references and the poetic-philosophical composition of the work (ARAÚJO, 2008; 2009); (VALVERDE, 2007; 2008). The country space / landscape narrated by Osório immerses itself in a given plurissignificant and symbolic telurism, seen beyond the fixed and surrounding aspect, crossed by the imaginary and due to articulations with the power of the myth. From this, the second section focuses on the telluric, but also the ambience, that is, the natural elements connected to it, seeks to analyze possible readings of poetic and geopoetic materiality in Osório's work (BACHELARD, 2003; 2008); (Chevalier, 2006); (Macedo, 2018). At the last moment, the composition of the imagination and myth is approached as a tissue that involves spatiality and narrative. The imaginary as a set of images that, related to each other, constitute the thought of man (DURAND, 2012). Therefore, the primacy of the text is considered and, from that, it mobilizes theoretical contributions as reading operators instruments on the analysis of the sections. It seeks to revisit the Osorian work to appreciate its creative field and motivate the theoretical discussion about it, introducing readers who do not know it.
Palavras-chave: Castro, Osório Alves de - Análise e crítica
Narrativa Regionalista
Telúrico na literatura
Imaginário na literatura
Escritores baianos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37450
Data do documento: 26-Set-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1DISSERTAOverso_final.pdf880,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.