Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vagnr de Souza-
dc.date.accessioned2023-07-27T14:19:11Z-
dc.date.available2023-07-27T14:19:11Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37450-
dc.description.abstractThis work aims to analyse the romanesque production by the Bahian writer Osório Alves de Castro, it delimited the way he stablishes the construction of telluric elements in Porto Calendário (1961) and its imaginary from Maria Fecha a porta prau boi não te pegar(1978). The research has bibliographic nature, considering the pluridimensional character of the work focused, then proceeds thematic approach of the referred events presented in the corpus. The existential approach and philosophical openness distinguish the Osorian narrative, as well as the insertion in the social criticism, characteristic of the post-1930 generation. Thus, initially in the work we think of the fabric of the author's writing and underlines issues spread in the text, namely the complex socio-historical references and the poetic-philosophical composition of the work (ARAÚJO, 2008; 2009); (VALVERDE, 2007; 2008). The country space / landscape narrated by Osório immerses itself in a given plurissignificant and symbolic telurism, seen beyond the fixed and surrounding aspect, crossed by the imaginary and due to articulations with the power of the myth. From this, the second section focuses on the telluric, but also the ambience, that is, the natural elements connected to it, seeks to analyze possible readings of poetic and geopoetic materiality in Osório's work (BACHELARD, 2003; 2008); (Chevalier, 2006); (Macedo, 2018). At the last moment, the composition of the imagination and myth is approached as a tissue that involves spatiality and narrative. The imaginary as a set of images that, related to each other, constitute the thought of man (DURAND, 2012). Therefore, the primacy of the text is considered and, from that, it mobilizes theoretical contributions as reading operators instruments on the analysis of the sections. It seeks to revisit the Osorian work to appreciate its creative field and motivate the theoretical discussion about it, introducing readers who do not know it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectCastro, Osório Alves de - Análise e críticapt_BR
dc.subjectNarrativa Regionalistapt_BR
dc.subjectTelúrico na literaturapt_BR
dc.subjectImaginário na literaturapt_BR
dc.subjectEscritores baianospt_BR
dc.subject.otherOsório Alves de Castropt_BR
dc.subject.otherRegionalist Narrativept_BR
dc.subject.otherTelluricpt_BR
dc.subject.otherImaginarypt_BR
dc.titleA construção do telúrico e do imaginário em Osório Alves de Castropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Rossoni, Igor-
dc.contributor.referee1Rossoni, Igor-
dc.contributor.referee2Souza, Carla Dameane Pereira de-
dc.contributor.referee3Silva, Cândido da Costa e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0707829931200534pt_BR
dc.description.resumoVisa-se analisar a produção romanesca do escritor baiano Osório Alves de Castro, delimitada no modo como se estabelece a construção dos elementos do telúrico em Porto Calendário (1961) e do imaginário a partir da narrativa de Maria Fecha a Porta prau boi não te pegar (1978). A pesquisa, de cunho bibliográfico, tendo em vista o caráter pluridimensional da obra em tela, procede-se, então, abordagem temática dos referidos eventos apresentados no corpus. O enfoque existencial e a abertura filosófica distinguem a narrativa osoriana, não obstante, a inserção na crítica social característica da geração pós 1930. Deste modo, inicialmente no trabalho pensa-se o tecido da escrita do autor e sublinha questões espraiadas no texto, a saber, as complexas referências socio-históricas e a composição poético-filosófico da obra (ARAÚJO, 2008; 2009); (VALVERDE, 2007; 2008). O espaço/paisagem sertanejo narrado por Osório imerge em dado telurismo plurissignificativo e simbólico, visto além do aspecto fixo e circundante, atravessado pelo imaginário e devidas articulações com o poder do mito. A partir disso, na segunda seção envereda-se no telúrico, mas também a ambiência, ou seja, os elementos naturais a ele conectados, procura-se analisar leituras possíveis de materialidade e geopoética na obra de Osório (BACHELARD, 2003; 2008); (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2006); (MACEDO, 2018). No último momento, aborda-se a composição do imaginário e do mito como tecido que envolve a espacialidade e narrativa. O imaginário como um conjunto de imagens que, relacionadas entre si, constituem o pensamento do homem (DURAND, 2012). Portanto, considera-se a primazia do texto e, a partir disso, mobiliza-se aportes teóricos como instrumentos operadores de leitura na análise das seções. Procura-se revisitar a obra osoriana para regar-lhe a seara de criação e motivar a discussão teórica sobre a mesma, apresentando aos leitores que a desconhecem.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1DISSERTAOverso_final.pdf880,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.