https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444
Tipo: | Dissertação |
Título: | Por um teatro de e para surdos: análise de linguagens teatrais das peças Diferente, nínguém mais vais ser bonzinho e Cidade de Deus - casos e conflitos |
Autor(es): | Santos, Natielly de Jesus |
Primeiro Orientador: | Costa, Juliana Morena Silva da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Juliana Morena Silva da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Muniz, Márcio Ricardo Coelho |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bento, Nanci Araújo |
Resumo: | A pesquisa propõe uma reflexão sobre o teatro de surdos e para surdos, através da análise dos espetáculos teatrais Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) e Cidade de Deus – Casos e Conflitos (2017). Neste estudo, realizamos um mapeamento com alguns grupos e/ou espetáculos teatrais nacionais que envolvem atores surdos, além de apresentarmos artistas surdos em outras linguagens como mímica e pantomima, Slam e Stand-up. A análise das obras teatrais citadas envolve a discussão sobre os processos criativos, dramaturgias, público-alvo, modos de produção, Libras e Língua Portuguesa, elementos cênicos como iluminação, figurino, adereços, cenário, sonoplastia. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com as práticas teatrais desenvolvidas por artistas surdos e ouvintes, levando em consideração as características e relação entre teatro e acessibilidade. |
Abstract: | La investigación propone una reflexión sobre el teatro de los sordos y para los sordos, a través del análisis de espectáculos teatrales Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) y Ciudad de Dios – Casos y Conflictos (2017). En este estudio, realizamos un mapeo con algunos grupos y / o espectáculos teatrales nacionales con actores sordos, además de presentar artistas sordos en otros idiomas, como mime y pantomime, Slam y Stand-up. El análisis de las obras teatrales antes mencionadas implica la discusión de procesos creativos, dramaturgias, público objetivo, modos de producción, Libras y portugués, elementos escénicos como iluminación, vestuario, accesorios, escenografía, diseño de sonido. Con esta investigación, se pretende contribuir a las prácticas teatrales desarrolladas por artistas sordos y oyentes, teniendo en cuenta las características y la relación entre el teatro y la accesibilidad. |
Palavras-chave: | Teatro de surdos Artistas Surdos Teatro acessíve Libras Diferente Ninguém mais vai ser bonzinho Cidade de Deus casos e conflitos |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444 |
Data do documento: | 5-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertac807ao_DOC_Completo_1_1.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.