Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Natielly de Jesus-
dc.date.accessioned2023-07-27T12:55:16Z-
dc.date.available2023-07-27T12:55:16Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444-
dc.description.abstractLa investigación propone una reflexión sobre el teatro de los sordos y para los sordos, a través del análisis de espectáculos teatrales Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) y Ciudad de Dios – Casos y Conflictos (2017). En este estudio, realizamos un mapeo con algunos grupos y / o espectáculos teatrales nacionales con actores sordos, además de presentar artistas sordos en otros idiomas, como mime y pantomime, Slam y Stand-up. El análisis de las obras teatrales antes mencionadas implica la discusión de procesos creativos, dramaturgias, público objetivo, modos de producción, Libras y portugués, elementos escénicos como iluminación, vestuario, accesorios, escenografía, diseño de sonido. Con esta investigación, se pretende contribuir a las prácticas teatrales desarrolladas por artistas sordos y oyentes, teniendo en cuenta las características y la relación entre el teatro y la accesibilidad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectTeatro de surdospt_BR
dc.subjectArtistas Surdospt_BR
dc.subjectTeatro acessívept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectDiferentept_BR
dc.subjectNinguém mais vai ser bonzinhopt_BR
dc.subjectCidade de Deus casos e conflitospt_BR
dc.subject.otherTeatro para sordospt_BR
dc.subject.otherTeatro Accesiblept_BR
dc.subject.otherArtistas Sordospt_BR
dc.subject.otherLibraspt_BR
dc.subject.otherDiferentept_BR
dc.subject.otherNinguém mais vai ser bonzinhopt_BR
dc.subject.otherCiudad de Dios Casos y Conflictospt_BR
dc.titlePor um teatro de e para surdos: análise de linguagens teatrais das peças Diferente, nínguém mais vais ser bonzinho e Cidade de Deus - casos e conflitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Juliana Morena Silva da-
dc.contributor.referee1Costa, Juliana Morena Silva da-
dc.contributor.referee2Muniz, Márcio Ricardo Coelho-
dc.contributor.referee3Bento, Nanci Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4825872641435782pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa propõe uma reflexão sobre o teatro de surdos e para surdos, através da análise dos espetáculos teatrais Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) e Cidade de Deus – Casos e Conflitos (2017). Neste estudo, realizamos um mapeamento com alguns grupos e/ou espetáculos teatrais nacionais que envolvem atores surdos, além de apresentarmos artistas surdos em outras linguagens como mímica e pantomima, Slam e Stand-up. A análise das obras teatrais citadas envolve a discussão sobre os processos criativos, dramaturgias, público-alvo, modos de produção, Libras e Língua Portuguesa, elementos cênicos como iluminação, figurino, adereços, cenário, sonoplastia. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com as práticas teatrais desenvolvidas por artistas surdos e ouvintes, levando em consideração as características e relação entre teatro e acessibilidade.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertac807ao_DOC_Completo_1_1.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.