Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Natielly de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T12:55:16Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T12:55:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444 | - |
dc.description.abstract | La investigación propone una reflexión sobre el teatro de los sordos y para los sordos, a través del análisis de espectáculos teatrales Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) y Ciudad de Dios – Casos y Conflictos (2017). En este estudio, realizamos un mapeo con algunos grupos y / o espectáculos teatrales nacionales con actores sordos, además de presentar artistas sordos en otros idiomas, como mime y pantomime, Slam y Stand-up. El análisis de las obras teatrales antes mencionadas implica la discusión de procesos creativos, dramaturgias, público objetivo, modos de producción, Libras y portugués, elementos escénicos como iluminación, vestuario, accesorios, escenografía, diseño de sonido. Con esta investigación, se pretende contribuir a las prácticas teatrales desarrolladas por artistas sordos y oyentes, teniendo en cuenta las características y la relación entre el teatro y la accesibilidad. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | Teatro de surdos | pt_BR |
dc.subject | Artistas Surdos | pt_BR |
dc.subject | Teatro acessíve | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Diferente | pt_BR |
dc.subject | Ninguém mais vai ser bonzinho | pt_BR |
dc.subject | Cidade de Deus casos e conflitos | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro para sordos | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro Accesible | pt_BR |
dc.subject.other | Artistas Sordos | pt_BR |
dc.subject.other | Libras | pt_BR |
dc.subject.other | Diferente | pt_BR |
dc.subject.other | Ninguém mais vai ser bonzinho | pt_BR |
dc.subject.other | Ciudad de Dios Casos y Conflictos | pt_BR |
dc.title | Por um teatro de e para surdos: análise de linguagens teatrais das peças Diferente, nínguém mais vais ser bonzinho e Cidade de Deus - casos e conflitos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Juliana Morena Silva da | - |
dc.contributor.referee1 | Costa, Juliana Morena Silva da | - |
dc.contributor.referee2 | Muniz, Márcio Ricardo Coelho | - |
dc.contributor.referee3 | Bento, Nanci Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4825872641435782 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa propõe uma reflexão sobre o teatro de surdos e para surdos, através da análise dos espetáculos teatrais Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) e Cidade de Deus – Casos e Conflitos (2017). Neste estudo, realizamos um mapeamento com alguns grupos e/ou espetáculos teatrais nacionais que envolvem atores surdos, além de apresentarmos artistas surdos em outras linguagens como mímica e pantomima, Slam e Stand-up. A análise das obras teatrais citadas envolve a discussão sobre os processos criativos, dramaturgias, público-alvo, modos de produção, Libras e Língua Portuguesa, elementos cênicos como iluminação, figurino, adereços, cenário, sonoplastia. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com as práticas teatrais desenvolvidas por artistas surdos e ouvintes, levando em consideração as características e relação entre teatro e acessibilidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertac807ao_DOC_Completo_1_1.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.