Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444
Tipo: Dissertação
Título: Por um teatro de e para surdos: análise de linguagens teatrais das peças Diferente, nínguém mais vais ser bonzinho e Cidade de Deus - casos e conflitos
Autor(es): Santos, Natielly de Jesus
Primeiro Orientador: Costa, Juliana Morena Silva da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Juliana Morena Silva da
metadata.dc.contributor.referee2: Muniz, Márcio Ricardo Coelho
metadata.dc.contributor.referee3: Bento, Nanci Araújo
Resumo: A pesquisa propõe uma reflexão sobre o teatro de surdos e para surdos, através da análise dos espetáculos teatrais Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) e Cidade de Deus – Casos e Conflitos (2017). Neste estudo, realizamos um mapeamento com alguns grupos e/ou espetáculos teatrais nacionais que envolvem atores surdos, além de apresentarmos artistas surdos em outras linguagens como mímica e pantomima, Slam e Stand-up. A análise das obras teatrais citadas envolve a discussão sobre os processos criativos, dramaturgias, público-alvo, modos de produção, Libras e Língua Portuguesa, elementos cênicos como iluminação, figurino, adereços, cenário, sonoplastia. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com as práticas teatrais desenvolvidas por artistas surdos e ouvintes, levando em consideração as características e relação entre teatro e acessibilidade.
Abstract: La investigación propone una reflexión sobre el teatro de los sordos y para los sordos, a través del análisis de espectáculos teatrales Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) y Ciudad de Dios – Casos y Conflictos (2017). En este estudio, realizamos un mapeo con algunos grupos y / o espectáculos teatrales nacionales con actores sordos, además de presentar artistas sordos en otros idiomas, como mime y pantomime, Slam y Stand-up. El análisis de las obras teatrales antes mencionadas implica la discusión de procesos creativos, dramaturgias, público objetivo, modos de producción, Libras y portugués, elementos escénicos como iluminación, vestuario, accesorios, escenografía, diseño de sonido. Con esta investigación, se pretende contribuir a las prácticas teatrales desarrolladas por artistas sordos y oyentes, teniendo en cuenta las características y la relación entre el teatro y la accesibilidad.
Palavras-chave: Teatro de surdos
Artistas Surdos
Teatro acessíve
Libras
Diferente
Ninguém mais vai ser bonzinho
Cidade de Deus casos e conflitos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444
Data do documento: 5-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertac807ao_DOC_Completo_1_1.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.