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Tipo: Dissertação
Título: Apropriação Cultural e Blackfishing: agência em perspectiva afrocentrada a partir da etnografia em comunidades do Facebook.
Título(s) alternativo(s): Cultural appropriation and blackfishing: agency in an afrocentric perspective based on ethnography in Facebook communities.
Autor(es): Mulumba, Issa
Primeiro Orientador: Moniz, Elias Alfama Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jamile B.
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Acácio Sidinei Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Eduardo David de
Resumo: Este estudo parte de um caráter etnográfico com o objetivo de investigar e compreender a relação entre a apropriação cultural, blackfishing e a agência afrocêntrica a partir da análise de mídias socias em duas comunidades do Facebook, buscando o entendimento de como os espaços digitais estão vinculados a desdobramentos da apropriação, o quanto a tecnologia pode contribuir para reforço e potencialização de formas já conhecidas do racismo, bem como qual a qualidade da agência afrocêntrica dentro desse cenário digital. Para tanto, buscamos a relevância do blackfishing a partir dos dados fornecidos pelo Google Trends e, posteriormente adentramos em dois grupos do Facebook, onde podemos desenvolver no trabalho de campo a coleta de publicações envolvendo a apropriação cultural e blackfishing e também a realização de entrevistas com os membros a partir de um grupo focal de oito pessoas. A bibliografia utilizada para apoiar este estudo buscou de modo interdisciplinar contribuir a partir do paradigma da afrocentricidade com outras áreas relacionadas a tecnologia e relações étnico-raciais no campo digital, bem como podemos direcionar o nosso olhar para os usuários que utilizam as mídias sociais para a construção de espaços racializados. Como resultado podemos refletir que as comunidades negras investigadas entendem o blackfishing como um desdobramento da apropriação cultural e que a mesma já é amplamente conhecida pelos afro-brasileiros, ainda que a o conhecimento da prática tenha sido difundido a partir de uma palavra norteamericana. Concluímos que, em termos de agência afrocêntrica, podemos notar um processo de desagenciações das pessoas negras também em espaços online, a partir do Estado e da mídia tradicional, no que identificamos como uma qualidade de agência fraca, e que os veículos mais tradicionais de mídia se debruçam pouco sobre a produção de conhecimento afro-brasileira sobre esses temas que já existem com profundidade na sociedade brasileira.
Abstract: This study departs from an ethnographic character with the objective of investigating and understanding the relationship between cultural appropriation, blackfishing and the Afrocentric agency based on the analysis of social media in two Facebook communities, seeking to understand how digital spaces are linked to ramifications of appropriation, how much technology can contribute to reinforcing and enhancing forms of racism that are already known, as well as the quality of the Afrocentric agency within this digital scenario. For that, we looked for the relevance of blackfishing from the data provided by Google Trends and, later, we entered two Facebook groups, where we can develop in the field work the collection of publications involving cultural appropriation and blackfishing and also the conduction of interviews with members from a focus group of eight people. The bibliography used to support this study sought in an interdisciplinary way to contribute from the paradigm of Afrocentricity with other areas related to technology and ethnic-racial relations in the digital field, as well as directing our gaze to users who use social media for the construction of racialized spaces. As a result, we can reflect that the investigated black communities understand blackfishing as an offshoot of cultural appropriation and that it is already widely known by Afro-Brazilians, even though the knowledge of the practice has been spread from a North American word. We conclude that, in terms of Afrocentric agency, we can notice a process of disagency of black people also in online spaces, from the State and the traditional media, in what we identify as a weak agency quality, and that the more traditional media vehicles little focus on the production of Afro-Brazilian knowledge on these themes that already exist in depth in Brazilian society.
Palavras-chave: apropriação cultural
blackfishing
afrocentricidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37411
Data do documento: 29-Abr-2023
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