Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMulumba, Issa-
dc.date.accessioned2023-07-24T14:37:17Z-
dc.date.available2023-07-24T14:37:17Z-
dc.date.issued2023-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37411-
dc.description.abstractThis study departs from an ethnographic character with the objective of investigating and understanding the relationship between cultural appropriation, blackfishing and the Afrocentric agency based on the analysis of social media in two Facebook communities, seeking to understand how digital spaces are linked to ramifications of appropriation, how much technology can contribute to reinforcing and enhancing forms of racism that are already known, as well as the quality of the Afrocentric agency within this digital scenario. For that, we looked for the relevance of blackfishing from the data provided by Google Trends and, later, we entered two Facebook groups, where we can develop in the field work the collection of publications involving cultural appropriation and blackfishing and also the conduction of interviews with members from a focus group of eight people. The bibliography used to support this study sought in an interdisciplinary way to contribute from the paradigm of Afrocentricity with other areas related to technology and ethnic-racial relations in the digital field, as well as directing our gaze to users who use social media for the construction of racialized spaces. As a result, we can reflect that the investigated black communities understand blackfishing as an offshoot of cultural appropriation and that it is already widely known by Afro-Brazilians, even though the knowledge of the practice has been spread from a North American word. We conclude that, in terms of Afrocentric agency, we can notice a process of disagency of black people also in online spaces, from the State and the traditional media, in what we identify as a weak agency quality, and that the more traditional media vehicles little focus on the production of Afro-Brazilian knowledge on these themes that already exist in depth in Brazilian society.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectapropriação culturalpt_BR
dc.subjectblackfishingpt_BR
dc.subjectafrocentricidadept_BR
dc.subject.othercultural appropriationpt_BR
dc.subject.otherblackfishingpt_BR
dc.subject.otherafrocentricitypt_BR
dc.titleApropriação Cultural e Blackfishing: agência em perspectiva afrocentrada a partir da etnografia em comunidades do Facebook.pt_BR
dc.title.alternativeCultural appropriation and blackfishing: agency in an afrocentric perspective based on ethnography in Facebook communities.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Moniz, Elias Alfama Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907484410705725pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jamile B.-
dc.contributor.referee2Santos, Acácio Sidinei Almeida-
dc.contributor.referee3Oliveira, Eduardo David de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.resumoEste estudo parte de um caráter etnográfico com o objetivo de investigar e compreender a relação entre a apropriação cultural, blackfishing e a agência afrocêntrica a partir da análise de mídias socias em duas comunidades do Facebook, buscando o entendimento de como os espaços digitais estão vinculados a desdobramentos da apropriação, o quanto a tecnologia pode contribuir para reforço e potencialização de formas já conhecidas do racismo, bem como qual a qualidade da agência afrocêntrica dentro desse cenário digital. Para tanto, buscamos a relevância do blackfishing a partir dos dados fornecidos pelo Google Trends e, posteriormente adentramos em dois grupos do Facebook, onde podemos desenvolver no trabalho de campo a coleta de publicações envolvendo a apropriação cultural e blackfishing e também a realização de entrevistas com os membros a partir de um grupo focal de oito pessoas. A bibliografia utilizada para apoiar este estudo buscou de modo interdisciplinar contribuir a partir do paradigma da afrocentricidade com outras áreas relacionadas a tecnologia e relações étnico-raciais no campo digital, bem como podemos direcionar o nosso olhar para os usuários que utilizam as mídias sociais para a construção de espaços racializados. Como resultado podemos refletir que as comunidades negras investigadas entendem o blackfishing como um desdobramento da apropriação cultural e que a mesma já é amplamente conhecida pelos afro-brasileiros, ainda que a o conhecimento da prática tenha sido difundido a partir de uma palavra norteamericana. Concluímos que, em termos de agência afrocêntrica, podemos notar um processo de desagenciações das pessoas negras também em espaços online, a partir do Estado e da mídia tradicional, no que identificamos como uma qualidade de agência fraca, e que os veículos mais tradicionais de mídia se debruçam pouco sobre a produção de conhecimento afro-brasileira sobre esses temas que já existem com profundidade na sociedade brasileira.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Issa Mulumba.Dissertação. Issa Mulumba.1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons