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Tipo: Dissertação
Título: Uma perspectiva autoetnográfica sobre a educação linguística de inglês por meio da literatura de autoria negra e outra mídias
Autor(es): Oliveira, Ângelo de Souza Castro
Primeiro Orientador: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Fabiano Silvestre
metadata.dc.contributor.referee3: Ifa, Sérgio
Resumo: Nesta dissertação, analiso, por meio de uma abordagem autoetnográfica, pautada na Linguística Aplicada Crítica e nos pressupostos da pedagogia crítica e dos estudos decoloniais, as minhas experiências e práticas docentes no Programa Especial de Monitoria de Inglês (PROEMI) do Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI), no Estágio Supervisionado II de Língua Inglesa e no tirocínio docente, como professor de língua inglesa, problematizando o não uso da literatura de autoria negra e outras mídias nos currículos de ensino de inglês. No âmbito dessa análise, reflito sobre teorias contemporâneas do campo da educação linguística em língua inglesa no que se refere a materiais didáticos, a pedagogias, a abordagens e a métodos de ensino. Amparo minha pesquisa no estado da arte sobre o uso da literatura para o ensino de língua estrangeira, métodos e pós-métodos, decolonialidades, bem como em estudos e experiências nos espaços mencionados acima, principalmente no componente de Estágio Supervisionado II de Língua Inglesa pela relação dialógica entre o professor em formação e a escola pública e seus alunos. A partir dessas experiências, faço um levantamento e analiso propostas de materiais alternativos com o uso de literatura de autoria negra e outras mídias para tratar questões sociais, raciais, de gênero e de classe social em uma pedagogia crítica. Com isso, tenho o objetivo de quebrar paradigmas no ensino de língua inglesa e repensar o uso de novas teorias, pedagogias e métodos de ensino. Nesse sentido, a ênfase da dissertação recai sobre o uso da literatura e outras mídias para o ensino de língua inglesa em espaços educacionais públicos (educação básica e universidade pública) com base, autoetnograficamente, em minhas experiências, para promover uma formação cidadã e para o desenvolvimento do pensamento crítico, da consciência sociopolítica e do sentimento de coletividade, aspectos necessários à educação pública brasileira.
Abstract: In this thesis, I analyze, through an autoethnographic approach guided by the Critical Applied Linguistic and the assumptions of the critical pedagogy and of the decolonial studies, my experiences and teaching practices at the “Programa Especial de Monitoria de Inglês” (PROEMI) of the “Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA” (PROFICI), at the Teaching Practicum II of English Language and at the teaching internship as an English language teacher during my Master’s studies, problematizing the non-use of literature written by black writers and other media in the teaching of English curricula. In the scope of this analysis, I reflect on contemporaneous theories of the linguistic education field in the English language in relation to didactic materials, pedagogies, approaches and teaching methods. I support my research in the state of the art on the use of literature for foreign language teaching, methods and post-method, decolonialities, as well as in studies and experiences in the contexts mentioned above, mainly at the component Teaching Practicum II of English Language through the dialogical relationship between teacher education and the public school and its students. From these experiences, I make a survey and analyze proposals of alternative material with the use of literary texts by black writers and other media to deal with racial, gender and social class issues in a critical pedagogy. Thus, I have the objective to break paradigms in the English language teaching and rethink the use of new theories, pedagogies and teaching methods. In this respect, the emphasis of this thesis falls upon the use of literature and other media for the teaching of English language in public educational locations (basic education and a public university) based on, autoethnographically, my experiences to promote a education for citizenship and to the development of the critical thinking, social awareness and a sense of collectiveness, which are necessary dimensions to Brazilian public education.
Palavras-chave: Educação Pública
Língua Inglesa
Literatura de Autoria Negra e Outras Mídias
Pedagogia Crítica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37368
Data do documento: 14-Mar-2023
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