Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37356
Tipo: Dissertação
Título: Idealidade e experimentação emancipatória da liberdade: uma crítica ao conceito de Liberdade Social de Axel Honneth
Título(s) alternativo(s): Ideality and emancipatory experimentation of freedom: a critique of concept of Social Freedom by Axel Honneth
Autor(es): Teixeira, Gustavo Negreiros Oliveira
Primeiro Orientador: Pereira, Leonardo Jorge da Hora
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Leonardo Jorge da Hora
metadata.dc.contributor.referee2: da Silva, Hélio Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Vinícius Dos
Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar uma crítica à teoria da liberdade de Axel Honneth que é desenvolvida em sua obra O direito da liberdade. Diferentemente de outros modelos de liberdade, como a liberdade negativa e a liberdade moral, Honneth, mediante o uso do método da reconstrução normativa, defende a ideia de que a realização da liberdade, ou seja, o seu processo de experimentação normativa, está vinculado ao modelo de liberdade social. Tal defesa, em linhas gerais, ocorre por dois motivos: o primeiro é porque a liberdade social é a pré-condição social da ação humana; o segundo motivo é porque o ethos social da liberdade social, que é a eticidade democrática, atesta que os indivíduos são livres, pois eles estão envolvidos numa série de esferas sociais institucionalizadas, cuja tarefa normativa está no reconhecimento social mútuo e inter-relacional da liberdade individual de cada indivíduo. Essa interpretação da liberdade humana sugerida pelo filósofo alemão, contudo, apresenta dois problemas: o primeiro problema é que a leitura de Honneh sobre o funcionamento do método da reconstrução normativa leva ao fato de que o sedimento normativo das esferas sociais da eticidade democrática seja visto perante uma perspectiva idealista; em decorrência disso, o segundo problema surge pois o autor desconsidera que a eticidade democrática é uma instância da vida social, que produz e reproduz injustiças sociais, isto é, que engendra formas de patologias sociais. A hipótese que talvez solucione tais problemas, e que defenderei, é a seguinte: o cultivo cooperativo da liberdade social pode ser mais bem desenvolvido com base no nexo entre educação e filosofia social, no qual o primeiro elemento ajuda na experimentação da finalidade do segundo elemento, que é a realização democrática da vida boa.
Abstract: The aim of this dissertation aims to present a critique of Axel Honneth’s theory of freedom, which is developed in his work Freedom’s Right: The Social Foundations of Democratic Life. Unlike other models of freedom, such as negative freedom and moral freedom, Honneth, through the use of the method of normative reconstruction, defends the idea that the realization of freedom, that is, its process of normative experimentation, is a linked to the model of social freedom. Such defense, in general terms, occurs for two reasons: the first is because social freedom is the social precondition of human action; the second reason is because the social ethos of social freedom, which is Democratic Ethical Life, attests that we are free because they and they are involved in a series of institutionalized social spheres whose normative task is internal to social recognition and individual freedom of each individual. This interpretation of human freedom suggested by the German philosopher, however, presents two problems: the first problem is that Honneh’s reading of the functioning of the Normative Reconstruction method leads to the fact that the normadeja sediment of the socidica spheres has an idealist perspective; as a result, the second problem arises because the author disregards that Democratic Ethical Life is an instance of social life that produces and reproduces social injustices, that is, that engenders forms of Social Pathologies. The hypothesis that might solve these problems, and that I will defend, is the following: the cooperative cultivation of social freedom can be better developed from the nexus between education and social philosophy, where the first element helps in the experimentation of the purpose of the second element, which is the democratic realization of the good life.
Palavras-chave: Eticidade democrática
Patologias sociais
Liberdade social
Reconstrução normativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37356
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Idealidade_e_experimentacao_emancipatori.pdfO objetivo desta dissertação é apresentar uma crítica à teoria da liberdade de Axel Honneth que é desenvolvida em sua obra O direito da liberdade. Diferentemente de outros modelos de liberdade, como a liberdade negativa e a liberdade moral, Honneth, mediante o uso do método da reconstrução normativa, defende a ideia de que a realização da liberdade, ou seja, o seu processo de experimentação normativa, está vinculado ao modelo de liberdade social. Tal defesa, em linhas gerais, ocorre por dois motivos: o primeiro é porque a liberdade social é a pré-condição social da ação humana; o segundo motivo é porque o ethos social da liberdade social, que é a eticidade democrática, atesta que os indivíduos são livres, pois eles estão envolvidos numa série de esferas sociais institucionalizadas, cuja tarefa normativa está no reconhecimento social mútuo e inter-relacional da liberdade individual de cada indivíduo. Essa interpretação da liberdade humana sugerida pelo filósofo alemão, contudo, apresenta dois problemas: o primeiro problema é que a leitura de Honneh sobre o funcionamento do método da reconstrução normativa leva ao fato de que o sedimento normativo das esferas sociais da eticidade democrática seja visto perante uma perspectiva idealista; em decorrência disso, o segundo problema surge pois o autor desconsidera que a eticidade democrática é uma instância da vida social, que produz e reproduz injustiças sociais, isto é, que engendra formas de patologias sociais. A hipótese que talvez solucione tais problemas, e que defenderei, é a seguinte: o cultivo cooperativo da liberdade social pode ser mais bem desenvolvido com base no nexo entre educação e filosofia social, no qual o primeiro elemento ajuda na experimentação da finalidade do segundo elemento, que é a realização democrática da vida boa1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons