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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Gustavo Negreiros Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-18T16:22:21Z-
dc.date.available2023-07-18T16:22:21Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37356-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation aims to present a critique of Axel Honneth’s theory of freedom, which is developed in his work Freedom’s Right: The Social Foundations of Democratic Life. Unlike other models of freedom, such as negative freedom and moral freedom, Honneth, through the use of the method of normative reconstruction, defends the idea that the realization of freedom, that is, its process of normative experimentation, is a linked to the model of social freedom. Such defense, in general terms, occurs for two reasons: the first is because social freedom is the social precondition of human action; the second reason is because the social ethos of social freedom, which is Democratic Ethical Life, attests that we are free because they and they are involved in a series of institutionalized social spheres whose normative task is internal to social recognition and individual freedom of each individual. This interpretation of human freedom suggested by the German philosopher, however, presents two problems: the first problem is that Honneh’s reading of the functioning of the Normative Reconstruction method leads to the fact that the normadeja sediment of the socidica spheres has an idealist perspective; as a result, the second problem arises because the author disregards that Democratic Ethical Life is an instance of social life that produces and reproduces social injustices, that is, that engenders forms of Social Pathologies. The hypothesis that might solve these problems, and that I will defend, is the following: the cooperative cultivation of social freedom can be better developed from the nexus between education and social philosophy, where the first element helps in the experimentation of the purpose of the second element, which is the democratic realization of the good life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEticidade democráticapt_BR
dc.subjectPatologias sociaispt_BR
dc.subjectLiberdade socialpt_BR
dc.subjectReconstrução normativapt_BR
dc.subject.otherEthical Lifept_BR
dc.subject.otherSocial pathologiespt_BR
dc.subject.otherSocial freedompt_BR
dc.subject.otherNormative Reconstructionpt_BR
dc.titleIdealidade e experimentação emancipatória da liberdade: uma crítica ao conceito de Liberdade Social de Axel Honnethpt_BR
dc.title.alternativeIdeality and emancipatory experimentation of freedom: a critique of concept of Social Freedom by Axel Honnethpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Leonardo Jorge da Hora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012823592823597pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Leonardo Jorge da Hora-
dc.contributor.referee2da Silva, Hélio Andrade-
dc.contributor.referee3Santos, Vinícius Dos-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=52A6B851C912F64B12A57004B3950474pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é apresentar uma crítica à teoria da liberdade de Axel Honneth que é desenvolvida em sua obra O direito da liberdade. Diferentemente de outros modelos de liberdade, como a liberdade negativa e a liberdade moral, Honneth, mediante o uso do método da reconstrução normativa, defende a ideia de que a realização da liberdade, ou seja, o seu processo de experimentação normativa, está vinculado ao modelo de liberdade social. Tal defesa, em linhas gerais, ocorre por dois motivos: o primeiro é porque a liberdade social é a pré-condição social da ação humana; o segundo motivo é porque o ethos social da liberdade social, que é a eticidade democrática, atesta que os indivíduos são livres, pois eles estão envolvidos numa série de esferas sociais institucionalizadas, cuja tarefa normativa está no reconhecimento social mútuo e inter-relacional da liberdade individual de cada indivíduo. Essa interpretação da liberdade humana sugerida pelo filósofo alemão, contudo, apresenta dois problemas: o primeiro problema é que a leitura de Honneh sobre o funcionamento do método da reconstrução normativa leva ao fato de que o sedimento normativo das esferas sociais da eticidade democrática seja visto perante uma perspectiva idealista; em decorrência disso, o segundo problema surge pois o autor desconsidera que a eticidade democrática é uma instância da vida social, que produz e reproduz injustiças sociais, isto é, que engendra formas de patologias sociais. A hipótese que talvez solucione tais problemas, e que defenderei, é a seguinte: o cultivo cooperativo da liberdade social pode ser mais bem desenvolvido com base no nexo entre educação e filosofia social, no qual o primeiro elemento ajuda na experimentação da finalidade do segundo elemento, que é a realização democrática da vida boa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesTEIXEIRA, Gustavo N. O. Idealidade e experimentação emancipatória da liberdade: uma crítica ao conceito de Liberdade Social de Axel Honneth. 2021. 171p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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Idealidade_e_experimentacao_emancipatori.pdfO objetivo desta dissertação é apresentar uma crítica à teoria da liberdade de Axel Honneth que é desenvolvida em sua obra O direito da liberdade. Diferentemente de outros modelos de liberdade, como a liberdade negativa e a liberdade moral, Honneth, mediante o uso do método da reconstrução normativa, defende a ideia de que a realização da liberdade, ou seja, o seu processo de experimentação normativa, está vinculado ao modelo de liberdade social. Tal defesa, em linhas gerais, ocorre por dois motivos: o primeiro é porque a liberdade social é a pré-condição social da ação humana; o segundo motivo é porque o ethos social da liberdade social, que é a eticidade democrática, atesta que os indivíduos são livres, pois eles estão envolvidos numa série de esferas sociais institucionalizadas, cuja tarefa normativa está no reconhecimento social mútuo e inter-relacional da liberdade individual de cada indivíduo. Essa interpretação da liberdade humana sugerida pelo filósofo alemão, contudo, apresenta dois problemas: o primeiro problema é que a leitura de Honneh sobre o funcionamento do método da reconstrução normativa leva ao fato de que o sedimento normativo das esferas sociais da eticidade democrática seja visto perante uma perspectiva idealista; em decorrência disso, o segundo problema surge pois o autor desconsidera que a eticidade democrática é uma instância da vida social, que produz e reproduz injustiças sociais, isto é, que engendra formas de patologias sociais. A hipótese que talvez solucione tais problemas, e que defenderei, é a seguinte: o cultivo cooperativo da liberdade social pode ser mais bem desenvolvido com base no nexo entre educação e filosofia social, no qual o primeiro elemento ajuda na experimentação da finalidade do segundo elemento, que é a realização democrática da vida boa1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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