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Tipo: Tese
Título: A EXTENSÃO COMO DISPOSITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOB A PERSPECTIVA DA (AUTO)BIOGRAFIA
Autor(es): Souza e Souza, Liz Sandra
Primeiro Orientador: Ortiz Alvarez, Maria Luisa
metadata.dc.contributor.referee1: Ortiz Alvarez, Maria Luisa
metadata.dc.contributor.referee2: Suárez, Daniel Hugo
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee5: Scheyerl, Denise Chaves de Menezes
Resumo: A presente pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada (LA) e tem interesse nos estudos relacionados ao tema da formação de professores e professoras de línguas-culturas. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que maneira as experiências pautadas no processo de documentação narrativa a respeito do ensino de línguas-culturas na escola pública e as atividades formativas proporcionadas por instituições do Ensino Superior podem desenhar o desenvolvimento profissional de professores e professoras de línguas-culturas que atuam no ensino público. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativista, do tipo pesquisa narrativa e (auto)biográfica com uma professora de Língua Inglesa que atua no Ensino Médio de uma instituição pública em uma cidade integrante do Núcleo Territorial de Educação Portal do Sertão (NTE 19). Para a geração de dados da pesquisa foram registrados diários de campo no âmbito do projeto Ateliê Didático: relatos de experiências pedagógicas para desenvolvimento profissional docente, que se pautou na proposta da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas (DNEP). Além disso, foram feitos diários de viagem e análise documental de relatórios e resoluções relacionados à extensão universitária e ao Programa Aprimoramento Língua Literatura Estrangeira (Núcleo PALLE). O documento pedagógico resultante da ação permitiu destacar os seguintes impactos da atividade desenvolvida: i) impacto no desenvolvimento profissional docente de professores(a) de línguas-culturas, ii)interação dialógica com a escola para ensino de línguas-culturas; iii) o protagonismo do(a) professor(a)-narrador(as) como pesquisador(a) na indissociabilidade entre ensino e pesquisa em línguas-culturas; e iv) impacto no desenvolvimento profissional de professores(as) para transformação e justiça social. O resultado alcançado da pesquisa permitiu apresentar a tese de que a extensão universitária pode ser articulada de modo a potencializar um espaço de formação de professores(as) de línguas-culturas, vinculando escola-universidade em prol da construção de uma política de Educação Linguística, tomando como referência as experiências pedagógicas de quem as narra
Abstract: The present research is part of the field of Applied Linguistics (AL) and is interested in studies related to the subject of teacher training in languages-cultures. The objective of the research was to understand how the experiences based on the narrative documentation process regarding the teaching of languages-cultures in public schools and the training activities provided by higher education institutions can shape the professional development of teachers of languages-cultures that work in public education. Methodologically, it was characterized as an interpretive qualitative research of the type narrative and (auto)biographical research with an English language teacher who works in the high school of a public institution in a city that is part of the Centro Territorial de Educação Portal do Sertão (NTE). 19). To generate research data, field diaries were recorded within the scope of the project Atelier Didactic: reports of pedagogical experiences for teacher professional development, which was based on the proposal of the Narrative Documentation of Pedagogical Experiences (DNEP). In addition, travel diaries and document analysis of reports and resolutions related to university extension and the Foreign Language Literature Improvement Program (Núcleo PALLE) were carried out. The pedagogical document resulting from the action made it possible to highlight the following impacts of the activity developed: i) impact on the professional development of teachers of language-cultures, dialogic interaction with the school for teaching languages- cultures, ii) the role of the teacher-narrator as researcher on the inseparability between teaching and research in languages-cultures and iii) impact on the professional development of teachers for transformation and social justice. The result achieved from the research allowed us to present the thesis that university extension can be articulated in order to enhance a space for training teachers of languages-cultures linking school-university in favor of building a language education policy taking as reference the pedagogical experiences of those who narrate them.
Palavras-chave: linguística aplicada
desenvolvimento profissional docente
documentação narrativa
extensão universitária
pesquisa (auto)biográfica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37346
Data do documento: 21-Mar-2022
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