Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHora, Jefferson Boa Morte da-
dc.date.accessioned2023-07-13T14:38:18Z-
dc.date.available2023-07-13T14:38:18Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationHORA, Jefferson. VISI: Projeto de publicidade para tudo e todos daqui. Salvador. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37345-
dc.description.abstractThis Memorial registers the process of formulating and structuring a communication agency with unique characteristics, still uncommon in the advertising industry. The experience of the author of this Course Completion Work (TCC) in Social Communication with qualification in Production in Communication and Culture at the Federal University of Bahia (Facom/UFBA) as a resident of a neighborhood on the outskirts of the city of Salvador, Bahia, motivated the their interest in applying knowledge acquired during their university studies in order to improve local business communication with its inhabitants. The Memorial presents the conception, formulation and structuring process of an agency sensitive to the challenges of entrepreneurs and the local community with the objective of making communication more effective and more economical, given the massive and undifferentiated standards observed in current advertising practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSegmentação de públicopt_BR
dc.subject.otherBusiness communicationpt_BR
dc.subject.otherAdvertisingpt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.subject.otherAudience segmentationpt_BR
dc.titleVISI: Projeto de publicidade para tudo e todos daquipt_BR
dc.title.alternativeVISI: Advertising project for everything and everyone herept_BR
dc.title.alternativeVISI: Proyecto publicitario para todo y para todos aquípt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Risso, Carla de Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1950147892547251pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Sérgio Sobreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3266743285230025pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Claudio Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4669329854331074pt_BR
dc.description.resumoO presente Memorial registra o processo de formulação e estruturação de uma agência de comunicação com características singulares, ainda incomuns na indústria da publicidade. A experiência do autor deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) como morador de um bairro da periferia da cidade de Salvador, Bahia, motivou o seu interesse em aplicar conhecimentos adquiridos nos anos de estudos universitários visando a melhoria da comunicação empresarial local com seus habitantes. O Memorial apresenta o processo de concepção, formulação e estruturação de uma agência sensível aos desafios de empreendedores e da comunidade local com o objetivo de tornar a comunicação mais efetiva e mais econômica, face aos padrões massivos e indiferenciados observados nas práticas publicitárias correntes.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.relation.referencesCARRILLO, Maria Victoria. Comunicação Estratégica no ambiente comunicativo das organizações atuais. Comunicação e Sociedade, v. 26, p. 71-80, 2014. DA COSTA BUENO, Wilson. A comunicação empresarial estratégica: definindo os contornos de um conceito. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 4, n. 07, 2005. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2008. FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 5. ed. – São Paulo : Globo, 2008. DURÃES, B. J. “Trabalho Informal” : um paralelo entre os trabalhadores de rua da cidade de Salvador no século XIX e no século XXI. Caderno CRH, [S. l.], v. 15, n. 37, 2006. MARICATO, Ermínia. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 4, p. 21-33, 2000. MARINGONI, G. O destino dos negros após a Abolição. IPEA: 2011. Ano 8, 2011. Disponível em: <http://www.ipea.gov.brd%3D28&Itemid=23>. Acesso em: 11 jun. 2022. NASCIMENTO, Maryanna. Estudante ganha R$ 900 no final de semana com geladinho de champagne. Correio, Salvador, 20 de novembro de 2017. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/amp/nid/estudante-ganha-r-900-no-final-de-semana-com-geladinho-de-champagne/>. Acesso em 7 mai. 2022. SEBRAE. Tudo o que você precisa saber sobre o MEI. 04 de janeiro de 2022. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-mei,caa7d72060589710VgnVCM100000d701210aRCRD>. Acesso em 23 jun. 2022. SEBRAE. Painél de empresas. 11 mai. 2020. Disponível em: <https://datasebrae.com.br/totaldeempresas-11-05-2020/>. Acesso em 23 jun. 2022. SEBRAE. Observatório SEBRAE Bahia. 2022. Disponível em: <https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2021/02/RELAT%C3%93RIO-UNIVERSO-MEI-e-MPE-Maio-2022-Brasil-Nordeste-Bahia-e-Unidades-Regionais.pdf>. Acesso em 28 jun. 22. SEBRAE. Como organizar sua empresa. 16 de maio de 2017. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/cursos_eventos/como-organizar-sua-empresa,9982f8ba5a17a510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em 02 jun. 2022 SEBRAE, Sobrevivência de Empresas. [S.I] 2020. SEBRAE, Sobrevivência de Empresas: Recorte Bahia. Salvador. 2020. SANTOS, Gilmar. Princípios da publicidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. GOOGLE. Google Expands Advertising Monetization Program for Websites. 18 de junho de 2003. Disponível em: <https://googlepress.blogspot.com/2003/06/google-expands-advertising-monetization.html> Acesso em 7 mai. 2023. SCHEIDT, Hellen. Google Ads: Preço para anunciar em 2023. Yard, São Paulo, 26 de maio de 2022. Disponível em: <https://agenciayard.com/blog/google-ads-preco/> Acesso em 7 mai. 2023. Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal. Relatórios Estatísticos. 30 de abril de 2023. Disponível em: <http://www22.receita.fazenda.gov.br/inscricaomei/private/pages/relatorios/relatorioMunicipio.jsf> Acesso em 16 mai. 2023. IBGE, Brasil tem 207,8 milhões de habitantes, mostra prévia do Censo 2022. 28 de dezembro de 2022. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/35954-brasil-tem-207-8-milhoes-de-habitantes-mostra-previa-do-censo-2022> Acesso em 16 mai. 2023. Observatório de Bairros Salvador. Bairros. 2018. Disponível em: <https://observatoriobairrossalvador.ufba.br/bairros> Acesso em 16 mai. 2023. BRITO, Carina, Empreendedora cria campanhas publicitárias que remuneram moradores da favela. Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 10 de agosto de 2022. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2022/08/empreendedora-cria-campanhas-publicitarias-que-remuneram-moradores-da-favela.html> Acesso em 06 jun. 2023.pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata Jefferson Boa Morte Da Hora Assinado.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
HORA, Jefferson. VISI - Projeto de publicidade para tudo e todos daqui - TCC.pdfTCC3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MANUAL DE IDENTIDADE VISI.pdfProduto do TCC78,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.