Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Edmilson Ricardo Ramos-
dc.date.accessioned2023-07-12T20:28:40Z-
dc.date.available2023-07-12T20:28:40Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37344-
dc.description.abstractThis study aims to comprehend the policies of access to higher education in Angola, evaluating the advancements and setbacks in the realization of the right to access higher education. The central issue addressed is how the right to higher education is being ensured through access policies to higher education in Angola, from 2009 to 2019, seeking to reflect on whether it is appropriate to affirm that the notion of right permeates such policies. The theoretical framework is based on a documentary study, utilizing national development plans, documents produced by the Ministry of Education and Higher Education, Science, Technology, and Innovation, as well as works by authors who address the research object of this dissertation. The methodology adopted is qualitative in nature, involving procedures of bibliographic and documentary analysis. The main results indicate a growth in the expansion of Higher Education Institutions in Angola. However, regarding access to higher education, both in quantitative and qualitative terms, there is little evidence of progress, raising questions about the effectiveness of policies to guarantee the right to access higher education, as well as the quality of performance, structure, and functioning of the national higher education system.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAcesso à educação superior - Angolapt_BR
dc.subjectEducação superior - Angola - Política governamentalpt_BR
dc.subjectPolítica e educação - Angolapt_BR
dc.subjectDireito à educação - Angolapt_BR
dc.subject.otherAccess to higher education - Angolapt_BR
dc.subject.otherHigher education - Angola - Government policypt_BR
dc.subject.otherPolitics and education - Angolapt_BR
dc.subject.otherRight to education - Angolapt_BR
dc.titleO direito de acesso à educação superior em Angolapt_BR
dc.title.alternativeThe right of access to higher education in Angolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Marta Lícia Teles Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445300469239243pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Figueiredo, Fábio Baqueiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806117156597780pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Antônia Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6224537138349065pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Fábio Baqueiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806117156597780pt_BR
dc.contributor.referee3Neves, Barbara Coelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327673330074701pt_BR
dc.contributor.referee4Jesus, Marta Lícia Teles Brito-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445300469239243pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8661431169140800pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender as políticas de acesso ao ensino superior em Angola, avaliando os avanços e retrocessos na efetivação do direito de acesso à educação superior. A questão central abordada é como o direito à educação superior está sendo garantido por meio das políticas de acesso ao ensino superior em Angola, no período de 2009 a 2019, buscando refletir se é adequado afirmar que a noção de direito permeia tais políticas. O embasamento teórico é fundamentado em um estudo documental, utilizando-se de planos nacionais de desenvolvimento, documentos produzidos pelo Ministério da Educação e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como trabalhos de autores que abordam o objeto de pesquisa desta dissertação. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, envolvendo procedimentos de análise bibliográfica e documental. Os principais resultados indicam um crescimento na expansão das Instituições de Ensino Superior em Angola, porém, em relação ao acesso ao ensino superior, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, há poucas evidências de progresso, o que levanta questionamentos sobre a efetividade das políticas para garantir o direito de acesso à educação superior, bem como a qualidade do desempenho, estrutura e funcionamento do sistema nacional de ensino superior.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edmilson Garcia. Dissertação de Mestrado.pdfDissertação de Mestrado Edmilson Garcia833,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa de Dissertação de Mestrado Edmilson Garcia.pdfAta de defesa assinada pelos membros da Banca218,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons