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Tipo: Dissertação
Título: Colonialidade na escola: narrativas da ideia de raça entre professores/as
Autor(es): Xavier, Ari da Silva
Primeiro Orientador: Pereira, Felipe Milanez
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Felipe Milanez
metadata.dc.contributor.referee2: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.referee3: Maeso, Silvia Rodriguez
Resumo: Esta pesquisa tem como proposta central compreender as percepções de professores/as da Rede Municipal de Ensino de Salvador acerca da colonialidade e do racismo para discutir caminhos possíveis para a construção de uma educação antirracista. Para alcançar este objetivo, é realizado um mapeamento das subjetividades produzidas a partir da interação com a ideia de raça e uma análise das lacunas da escola e do currículo em relação aos povos subalternizados a partir do território de Salvador. Passadas duas décadas desde a promulgação da primeira lei antirracista da educação brasileira - a Lei nº 10.639 - questiona-se sobre as ações promovidas para que a legislação seja efetivamente aplicada em Salvador. Estudos desenvolvidos pelo Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil demonstram os desafios, as lacunas e a não aplicação da legislação em muitos sistemas de ensino no território brasileiro. Partindo deste cenário, pergunta-se: como a colonialidade dos currículos e da escola impacta a aplicação da legislação antirracista? Para a realização do estudo, a partir de entrevistas individuais, estabeleço um diálogo em profundidade com nove professores/as que atuam na Rede Municipal de Ensino de Salvador, em distintas unidades escolares, nos segmentos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, a fim de acessar as identidades produzidas e como enunciam suas diferenças, suas perspectivas epistêmicas acerca do currículo, da escola e sobre como respondem aos desafios que encontram para a construção de uma educação antirracista em contexto de colonialidade. Os dados gerados foram analisados em duas macrocategorias: narrativas raciais e narrativas pedagógicas. Por fim, espera-se que o estudo contribua para a emergência de uma educação antirracista no território de Salvador.
Abstract: This research aims to understand the perceptions of teachers of the Municipal Education Network of Salvador about coloniality and racism in order to discuss possible ways to build an anti-racist education. To achieve this goal, a mapping of subjectivities produced from the interaction with the idea of race and an analysis of the gaps in the school and curriculum in relation to the subalternized people from the territory of Salvador is carried out. After two decades since the promulgation of the first anti-racist law in Brazilian education - Law number 10.639 - the question arises about the actions taken to effectively apply this legislation in Salvador. Studies developed by the Ministry of Education and by civil society organizations show the challenges, the gaps and the non-application of the legislation in many school systems in Brazil. Based on this scenario, the question is: how does the coloniality of the curricula and the school impact the application of anti-racist legislation? In order to carry out this study, I established an in-depth dialog with nine teachers who work in the Municipal Education Network of Salvador, in different school units, in the early and final years of elementary school, through individual interviews, to access the identities produced and how they enunciate their differences, their epistemic perspectives about the curriculum, the school, and how they respond to the challenges they find for the construction of an anti-racist education in a context of coloniality. The data generated were analyzed in two macro-categories: racial narratives and pedagogical narratives. Finally, it is expected that this study will contributes to the emergence of an anti-racist education in the territory of Salvador.
Palavras-chave: Educação Aspectos sociais
Educação Antirracista
Educação Salvador/BA
Racismo na Educação
Estudos interculturais
Relações Raciais
Relações Étnicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37336
Data do documento: 9-Jun-2023
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