Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Mariana Santos de-
dc.date.accessioned2023-07-10T14:12:09Z-
dc.date.available2023-07-10T14:12:09Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationJesus, Mariana Santos de. As intervenções didáticas na alfabetização inicial [recurso eletrônico] : o que revelam as professoras da Rede Municipal de Ensino de Salvador / Mariana Santos de Jesus. - 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37321-
dc.description.abstractThe research seeks to analyze the conceptions that guide the didactic interventions carried out by the literacy educators of Cycle I of the Early Years of the Municipal Education System of Salvador, in a didactic situation that favours reflection on the writing system. The theoretical foundation is based on the contributions of the constructivist psychogenetic approach to literacy and in the discussion about the didactic intervention itself in the context of Literacy Training (FERREIRO 1985, WEISZ 2009, LERNER 2002, CASTEDO 2021, ZEN, D’ÁVILA 2018). This is a qualitative research and assumes ethnicity research as a methodological approach, supported by the studies of Macedo (2015). The research participants were four educators from the classes of Cycle I of the Early Years of Elementary School, the Literacy cycle (1st, 2nd and 3rd year). The practice thematization procedure (WEISZ, 2009) based the conversation circles and participant observation, which were instruments defined for the research. The analysis of the review of the Memory Game cards indicated that the didactic interventions carried out by the literacy educators are anchored in different conceptions of literacy, evidencing contradictions and inconsistencies in the pedagogical practice that, probably, are configured as a reflection of the historical process of public policies of training of local literacy educators, marked much more by party and market interests than ideological ones. The results reveal the urgency of a continuing education policy that offers educators, in addition to theoretical deepening on psycholinguistic and didactic research linked to the constructivist psychogenetic approach, a systematic follow-up that in fact assumes pedagogical practice as an object of study to thematize it and qualify it. Making educators responsible for students' learning, without ensuring the right for professional development, is to allow them to swim and then die on the beach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção Didáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subject.otherLiteracypt_BR
dc.subject.otherDidactic Interventionpt_BR
dc.subject.otherTeacher Trainingpt_BR
dc.titleAs intervenções didáticas na alfabetização inicial: o que revelam as professoras da Rede Municipal de Ensino de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeDidatic interventions in early years literacy processing: what the teachers of Salvador's Municipal Education Network Revealpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducação Ensino Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqFundamentos da Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Zen, Giovana Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443852511866889pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Denise Moura de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9282662654423113pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Maria da Conceição de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470319077623792pt_BR
dc.contributor.referee3Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira-
dc.creator.ID0000-0002-5931-2258pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988774504638697pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar as concepções que orientam as intervenções didáticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras do Ciclo I dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Salvador (RMS), em uma situação didática que privilegia a reflexão sobre o sistema de escrita. O campo teórico está ancorado nas contribuições da abordagem psicogenética construtivista de alfabetização e na discussão acerca da própria intervenção didática no contexto da Formação das Alfabetizadoras (FERREIRO 1985, WEISZ 2009, LERNER 2002, CASTEDO 2021, ZEN, D’ÁVILA 2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assume a etnopesquisa como abordagem metodológica, apoiada nos estudos de Macedo (2015). Os participantes da pesquisa foram quatro professoras das turmas do Ciclo I dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3ºano). O procedimento de tematização da prática (WEISZ, 2009) transversalizou as rodas de conversa e a observação participante, instrumentos definidos para a realização da pesquisa. A análise da revisão das fichas do Jogo de Memória indicou que as intervenções didáticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras estão ancoradas em diferentes concepções de alfabetização, evidenciando contradições e incongruências na prática pedagógica que, provavelmente, se configuram como um reflexo do processo histórico de políticas públicas de formação de professores alfabetizadores da RMS, marcado muito mais por interesses partidários e mercadológicos, do que ideológicos. Os resultados revelam a urgência de uma política de formação continuada que ofereça aos professores, além do aprofundamento teórico sobre as pesquisas psicolinguísticas e didáticas vinculadas à abordagem psicogenética construtivista, um acompanhamento sistemático que de fato assuma a prática pedagógica como objeto de estudo para tematizá-la e qualificá-la. Responsabilizar os docentes pela aprendizagem dos estudantes, sem assegurar o direito ao desenvolvimento profissional, é permitir que nadem para depois morrer na praia.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesALEGRÍA, Ugarte M.; DÍAZ, Argüero C. ¿Se escribe junto o separado?: Evolución en el uso de los espacios en blanco en textos de niños que inician su alfabetización. Revista signos, 50 (93), 3- 25, 2017. BAHIA, Secretaria da Educação (SEC). Proposta Didática para Alfabetizar Letrando, 2011. BECKER, Fernando. A Epistemologia do Professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993. BERTUCCI, Patrícia Morales. Intervenção Urbana, São Paulo (1978-1982): O Espaço da Cidade e os Coletivos de Arte Independente Viajou sem Passaporte e 3Nós3. 2015. 166 f. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Documento de Apresentação. Brasília: 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Caderno de apresentação, 2012. BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. CASTEDO, Mirta. La Alfabetización Inicial en la Perspectiva Constructivista Psicogenética, Revista 737, 2021. CASTEDO, M (2019). Alfabetización inicial: teorías, investigaciones y prácticas de enseñanza. Un campo de complejas interrelaciones. EN: C. Bazerman et al. (Eds.). Conocer la escritura: investigación más allá de las fronteras. Bogotá : Editorial Pontificia Universidad Jveriana. pp. 47-70. En Memoria Académica. Disponible en: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.1071/pm.1071.pdf CASTEDO, M. L. Processos de revisión de textos en situación de intercabio entre pares (Doctoral dissertation. Centro de Investigacion y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional. Departamento de Investigaciones Educativas. 2003. DÁVILA, Arizbeth S. El procesador de palabras como herramienta para la edición de textos. Estudio sobre al formato gráfico de la obra teatral con niños de 8 y 10 anos. Tesis de maestria. Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofia y Letras 2014. DESLANDES, S. F. A Construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa Social. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 80p. p.31-50. DÍAZ, Célia A. Las variaciones gráficas y la adquisición del conocimiento ortográfico en: Textos. Didáctica de la Lengua y la Literatura 28, VII pp. 89-99, 2001. ESPARZA, Amira Davalos. La influencia de los marcadores textuales de modalida en la evolución de los usos y explicaciones de la puntuación en niños de primaria. INSTITUTO POLITECNICO NACIONAL, 2016. FERREIRO, Emilia; ZEN, Giovana Cristina. Desenvolvimento da Escrita em Crianças Brasileiras. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18 n. 49, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10975. FERREIRO, Emília. O Ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. Cortez, 2013. FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. 4ª Edição. São Paulo. Cortez, 2012. FERREIRO, E.; SIRO, A. I. Narrar por escrito desde un personaje: acercamiento de los niños a lo literario. Fondo de Cultura Económica de Argentina. 2008. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1986. FERREIRO, Emilia; GÓMEZ-PALACIO, Margarita. Análisis de las Perturbaciones em el Proceso de Aprendizaje de la Lecto-Escritura. (5 fascículos). México: Dirección General de Educación Especial, 1982. FERREIRO, E. & Teberosky, A. Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. México: Siglo XXI Editores, 1979. FLAMINI, Mónica Báez. Recursos gráficos y discursivos empleados por niños en la edición de tres textos específicos. (Doctoral dissertation, INSTITUTO POLITÉCNICO NACIONAL). 2009 FREITAS, Maria Teresa de Assunção; RAMOS, Bruna Sola (orgs.). Fazer Pesquisas na Abordagem Histórico-Cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010, 196p. GRUNFELD, D. La palabra escrita y la palabra oral al final de sala de 5 años: Contraste entre dos propuestas de enseñanza en escuelas públicas. Tesis de maestría, Universidad Nacional de La Plata, 2012. GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista. v. 1, p. 24-31, 1985. ICEP, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Situações didáticas na alfabetização inicial / coordenação geral Ana Inoue e Cybele Amado; coordenação pedagógica Giovana Cristina Zen; parecerista Maria Claudia Molinari.1. ed. Salvador In ICEP:Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2019. KUPERMAN, C. (2015). La lectura en dos contextos de enseñanza (Tesis de maestría, Universidad Nacional de La Plata). LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel. Tradução de Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. (Educação: Experiência e Sentido). LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed, 2002. LIBÂNEO, José. O campo teórico e profissional da didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: FRANCO, Maria A. S.; PIMENTA, Selma G. (orgs.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2012. MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisa-Formação-Pequisa criação de saberes e hereurística formacional. 1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação. Campinas: Pontes, 2020. MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. CURITIBA: Editora CRV, 2015. MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009. MESA, Célia Maria Zamúdio. Influencia de la escritura alfabética en la segmentación de sonidos vocálicos consonánticos. Lectura vida: Revista Latinoamericans de lectura, 2008. MÖLLER, María Angélica. Evolución de las conceptualizaciones infantiles sobre la puntuación de textos. Un enfoque psicogenético. Tesis de doctorado. Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Psicología. 2010 MOLINARI, Maria Claudia. Escritura y revisión en lá producción de juegos de mesa. In: Quehacer Educativo, Año XXV (131), p.64-71, 2015. MOLINARI, C.; FERREIRO, E. Identidades y diferencias en las primeras etapas del proceso de alfabetización. Lecture y Vida, 4, 18-30, 2007. MUÑOZ, S. C.; VERNON, S. A. Denominación y uso de consonantes en el proceso inicial de alfabetización. Lectura y vida, 2008. NÓVOA, António. Escolas e professores, proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvim, Salvador, SEC/IAT:2022. NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. 2 ed. Lisboa: Porto Editora, 1995b. NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. ______. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. In: Educação e Pesquisa. Vol. 25, n. 1. São Paulo: 1999, p. 11-21. ______. Para uma análise das instituições escolares. In: As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ______. Profissão professor. Lisboa: Porto Editora, 1995a. OLIVEIRA, João Batista Araújo e Oliveira. ABC do alfabetizador – Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2008. PELÁEZ, M. A. La transformación de contenidos abordados por los alumnos a través de situaciones didácticas de lectura, escritura y revisión de textos narrativos ficcionales (Doctoral dissertation, Universidad Nacional de La Plata).2016. PUERTAS, R. R. Reflexiones metalingüísticas de niños de primaria sobre algunos morfemas derivativos del español (Doctoral dissertation, Universidad Nacional de La Plata), 2018. QUEROL, Marco A. P.; JACKSON FILHO, José M.; CASSANDRE, Marcio P. Change Laboratory: uma proposta metodológica para pesquisa e desenvolvimento da aprendizagem organizacional. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 4, p. 609-640, 2011. ROCHA, Marisa L.; AGUIAR, Kátia F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia Ciência e Profissão, v. 23, n. 4, p. 64-73, dez. 2003. SALVADOR, Secretaria Municipal de Educação SMED. Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Salvador: Secretaria Municipal de Educação, 2017. ___________, Secretaria Municipal de Educação SMED. Caderno Pedagógico de Língua Portuguesa, 3º ano. Projeto Pedagógico Nossa Rede. Salvador: Secretaria Municipal de Educação, 2015. ___________, Secretaria Municipal de Educação SMED. Diário de Classe, Ciclo de Aprendizagem I, 2013). ___________, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Coordenador Pedagógico: caminho, desafios e aprendizagens para a prática educativa – Avante, Educação e Mobilização Social, 2012. SALVADOR, Conselho Municipal de Educação. CME 004 Estabelece normas para regulamentação do Ciclo de Estudos Básicos – CEB no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Salvador. SCARPA, Regina Lúcia Poppa. O conhecimento de pré-escolares sobre a escrita: impactos de propostas didáticas diferentes regiões vulneráveis. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, (USP). São Paulo, 2014. SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000. SOARES, Maga. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. SZYMANSKI, Heloisa.; CURY, Vera Engler. A pesquisa intervenção em psicologia da educação e clínica: pesquisa e prática psicológica. Estudos de Psicologia, v. 9, n. 2, p.355-364, mai./ago. 2004. TRINDADE, Isabel; TEIXEIRA, José A. C. Intervenção psicológica em centros de saúde: o psicólogo nos cuidados de saúde primários. Análise Psicológica, n. 2, v. 16, p.217-229, 1998. TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1987. VERNON, S. ¿Qué tanto es un pedacito? El análisis que los niños hacen de las partes de la palabra. A. Pellicer y S. Vernon (coords.), Aprender y enseñar la lengua escrita en el aula, México, SM, 2004. VIGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 4ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.______. Psicologia Pedagógica. Tradução Paulo Bezerra. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. WALLACE, Y. Uso y función de marcas de puntuación en situación de producción y revisión de epígrafes (Master’s thesis, Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación). 2012. WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Ática, 2009. ZEN, Giovana Cristina; D'ÁVILA, Cristina. As relações entre formação, ensino e aprendizagem no contexto de práticas alfabetizadoras. Laplage em Revista, v. 4, n. especial, p. 122-134, 2018. ZUCCALÁ, G., & SANDBANK, A. Producir textos en los inicios de la alfabetización: el impacto de diferentes enfoques pedagógicos en la expresión evaluativa. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, 11(2), 54-73, 2018.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao_Mariana_Santos_de_Jesus_impressão_PDA.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons