Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37283
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTOS DIGITAIS E MULTIMODALIDADE: convergências e desafios
Título(s) alternativo(s): PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING, DIGITAL LITERATURE AND MULTIMODALITY: convergences and challenges
Autor(es): Maia, Jaqueline Bastos Marques Santos
Primeiro Orientador: Góes, Andréa Beatriz Hack de
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Júlio Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Monalisa de Aguiar Reis
metadata.dc.contributor.referee3: Sales, Mary Valda Souza
Resumo: Este memorial de formação, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia é resultado de um processo de escrita (auto) biográfica e consiste num relato sobre meu percurso de vida pessoal-acadêmico-profissional, eivado de reflexões fundamentadas teoricamente que acontecem no espaço do curso sobre práticas didático-pedagógicas. O texto também traz as impressões do mestrando que é levado a se debruçar sobre a problemática encontrada na escola onde atua, com vistas a interpretá-la sob a luz dos estudos e apresentar propostas que lhe façam frente. Considerando os desafios surgidos no contexto da pandemia da Covid-19, que revelou o déficit dramático dos estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento dos letramentos digitais, o projeto intitulado “Ensino de Língua Portuguesa, letramentos digitais e multimodalidade: convergências e desafios”, traz propostas de diferentes experiências de leitura e escrita digitais mediadas por plataformas, aplicativos e demais dispositivos digitais, como recursos para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas. O objetivo geral é promover o letramento digital no contexto escolar através de práticas de leitura e escrita de língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eustáquio Alves Santana, situada no Distrito de Parafuso, município de Camaçari-BA, por meio da exploração didática dos gêneros textuais. Para tanto, ao longo das ações pedagógicas serão desenvolvidas oficinas que abordarão gêneros digitais com base em referenciais teóricos de estudiosos como Magda Soares, Pièrre Lévy, Roger Chartier, Angela Kleiman, Roxane Rojo, Brian Street, Gavin Duduney, Nicky Hockly e Mark Pegrum. Para alcançar tais objetivos, o projeto buscará desenvolver nos alunos envolvidos letramentos digitais, e ao mesmo tempo, identificar e observar as principais dificuldades em relação à leitura e escrita aqui entendidas como práticas sociais (MENDES, 2008). A proposta nasce das aulas ministradas durante o Ensino Remoto Emergencial e das dificuldades percebidas ao longo do processo por conta da carência desses letramentos digitais e, ao mesmo tempo, do interesse dos alunos pelas atividades realizadas em ambiente virtual e que exploravam a multimodalidade linguística. A tese estabelecida no projeto é de que o uso pedagógico de ferramentas digitais favorece significativamente os processos de ensino e aprendizagem de língua materna. Assim, acreditando que os sujeitos envolvidos nesse processo de inclusão digital experimentam novos desafios e novas possibilidades de letramentos, cada vez mais interativos, dinâmicos e plurais, espera-se que esses estudantes vivenciem diferentes formas de ler e de escrever, ampliando suas opções de acesso à informação, interação social, produção e compartilhamento de conhecimentos por meio de um letramento que atravesse e amplie o espaço do papel.
Abstract: This training memorandum, presented to the Professional Master's Program in Letters (Profletras) of the Institute of Letters of the Federal University of Bahia, is the result of a (auto)biographical writing process and consists of an account of my personal-academic-professional life riddled with theoretically grounded reflections that take place within the course on didactic-pedagogical practices. The text also brings the impressions of the master's student who is led to look into the problem found in the school where he works, with a view to interpreting it in the light of the studies and presenting proposals that face it. Considering the challenges that arose in the context of the Covid-19 pandemic, which revealed the dramatic deficit of students with regard to the development of digital literacy, the project entitled “Portuguese Language Teaching, digital literacy and multimodality: convergences and challenges”, brings proposals for different digital reading and writing experiences mediated by platforms, applications and other digital devices, as resources for the development of didactic-pedagogical strategies. The general objective is to promote digital literacy in the school context through reading and writing practices in Portuguese in the 9th grade of elementary school at the Municipal School Eustáquio Alves Santana, located in the District of Parafuso, municipality of Camaçari-BA, through didactic exploration of multimodal textual genres. To this end, throughout the pedagogical actions, workshops will be developed that will address digital genres based on theoretical references from scholars such as Magda Soares, Pièrre Lévy, Roger Chartier, Angela Kleiman, Roxane Rojo, Brian Street, Gavin Duduney, Nicky Hockly and Mark Pegrum. To achieve these objectives, the project will seek to develop digital literacy in the students involved, and at the same time, identify and observe main difficulties in relation to reading and writing, understood here as social practices (MENDES, 2008). The proposal is born from the classes given during Emergency Remote Teaching and from the difficulties perceived throughout the process due to the lack of digital literacy and, at the same time, the interest shown about activities in a virtual environment and which explored multimodality. The thesis established in the project is that the pedagogical use of digital tools significantly favors mother tongue teaching and learning processes. Thus, believing that the subjects involved in this process of digital inclusion experience new challenges and new literacy possibilities, increasingly interactive, dynamic and plural, it is expected that these students experience different ways of reading and writing, expanding their access options to information, social interaction, production and sharing of knowledge through literacy that crosses and expands the space of paper.
Palavras-chave: Ensino
Leitura e Escrita
Letramentos Digitais
Língua Portuguesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37283
Data do documento: 29-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE MAIA - MEMORIAL ACADÊMICO - DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.pdfDissertação de Mestrado - PROFLETRAS3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons