Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37278
Tipo: Tese
Título: O Movimento dos Baobás
Autor(es): Macauley, Roberta Ferreira Roldão
Primeiro Orientador: Amoroso, Daniela Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Carla A. da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Vicente, Ana Valéria
metadata.dc.contributor.referee3: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Moura, Gilsamara
metadata.dc.contributor.referee5: Amoroso, Daniela Maria
Resumo: O movimento dos Baobás apresentado nesta tese é composto por raiz, que cresce em um solo, tronco e ramificações sendo a raiz a matriarca Germaine Acogny, dançarina africana e fundadora da École des Sables. Essa investigação nasce em função de reflorestar o pensamento e o imaginário, através de uma dança afrorreferenciada. O percurso metodológico nesta pesquisa é ancorado pela ideia da metodologia participante, abordada por Paulo Freire e Carlos Brandão, que retratam a necessidade de criação de um método de pesquisa alternativa, aprendendo a fazê-la melhor por meio da ação, na relação dialética entre objetividade e subjetividade. A pesquisa perpassa o campo teórico e atravessa o Continente chegando até a África para a fase de campo. Entre epistemologia e prática foram 11 anos. Como resultados desse período de intensa vivência com o universo da dança africana e a técnica de Germaine Acogny, foi possível uma construção conjunto com a artista que se revela por meio da tradução para a língua portuguesa de sua obra clássica Danse Africaine, publicada originalmente em 1994, nos idiomas Francês, Alemão e Inglês. A tradução dessa obra como fruto dessa pesquisa torna acessível o conhecimento sobre dança africana. A pesquisa fez conexões objetivas e subjetivas, especialmente quando cruza as vivências nesse universo de investigação com questões ligadas ao racismo epistemológico e branquitude. No campo das Artes Cênicas, notadamente a dança, essa tese contribui no sentido de tornar acessível epistemologias outrora invisibilizadas.
Abstract: Le mouvement Baobab présenté dans cette thèse est composé d'une racine, qui pousse dans un sol, d'un tronc et de ramifications, la racine étant la matriarche Germaine Acogny, danseuse africaine et fondatrice de l'École des Sables. Cette enquête est née dans le but de reboiser la pensée et l'imaginaire, à travers une danse aux références afro. Le parcours méthodologique de cette recherche est ancré dans l'idée de méthodologie participative, abordée par Paulo Freire et Carlos Brandão, qui décrivent la nécessité de créer une méthode de recherche alternative, en apprenant à mieux le faire par l'action, dans la relation dialectique entre l'objectivité et la subjectivité. La recherche traverse le champ théorique et traverse le Continent pour atteindre l'Afrique pour la phase de terrain. Entre l'épistémologie et la pratique, il y a eu 11 ans. À la suite de cette période d'expérience intense avec l'univers de la danse africaine et la technique de Germaine Acogny, il a été possible de construire avec l'artiste qui se révèle à travers la traduction en portugais de son œuvre classique Danse Africaine, initialement publiée en 1994, en français, allemand et anglais. La traduction de ce travail à la suite de cette recherche rend accessible la connaissance de la danse africaine. La recherche a établi des liens objectifs et subjectifs, surtout lorsqu'elle croise les expériences de cet univers d'investigation avec des questions liées au racisme épistémologique et à la blancheur. Dans le domaine des Arts de la scène, notamment de la danse, cette thèse contribue à rendre accessibles des épistémologies autrefois invisibles.
Palavras-chave: Germaine Acogny
O Movimento dos Baobás
Tradução
Dança africana
CNPq: dança
Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Citação: Macauley, Roberta Ferreira Roldão. O Movimento dos Baobás / Roberta Ferreira Roldão Macauley.-2022.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37278
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Roberta Roldão completa.pdf10,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons